Cartão do doador

28/09/2017

Doadores de órgãos podem ter cartões personalizados por grafiteiros no Rio

Carteirinhas serão lançadas nesta sexta-feira pela Secretaria estadual de Saúde

Publicado pelo O Globo em 27/9/2017

RIO – Em campanha pela doação de órgãos, dez grafiteiros vão produzir desenhos exclusivos para ilustrar uma edição limitada do cartão do doador de órgãos, oferecido pelo Programa Estadual de Transplantes (PET), da Secretaria estadual de Saúde. As carteirinhas serão lançadas a partir das 11h30m desta sexta-feira no Hospital estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.

Para escolher o desenho, o interessado deve entrar no site do programa: www.doemaisvida.com.br e fazer a inscrição no programa. Entre os artistas estão nomes como Luna Buschinelli – que deve entrar para o Guinness com o maior grafite do mundo feito por uma mulher-; Bruna Vittori; João Doederlein e Bruno Big.

— O transplante é um procedimento que depende primordialmente da solidariedade. A parceria com a Agência Rua é uma grande alegria porque percebemos o engajamento de artistas que doaram seu tempo e criatividade para uma causa que é tão nobre. Este ano temos conseguido excelentes resultados e isso é fruto de um trabalho muito sério — disse o secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

A ação é uma parceria com os produtores e curadores de arte urbana Pagu e Andrea Franco.

— Às vezes fazemos arte por protesto, às vezes por dinheiro, às vezes fazemos arte por arte. Mas sempre e inequivocavelmente fazemos arte com amor. Doar nosso trabalho para quem se decidiu ser doador de órgãos é um privilégio onde todos fomos voluntários. Foram 18 pessoas envolvidas, sendo 10 artistas para que o Cartão do Doador ficasse mais humano. Se somando um pouco de esforços conseguimos fazer isso com um cartão, imagine o que conseguimos fazer quando a vida acaba pra gente e temos a oportunidade que ela comece para outras pessoas. Eu doei meu trabalho e informei minha família que também doo meus órgãos — disse Pagu.

O Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos é celebrado em 27 de setembro, e o principal objetivo é conscientizar a população sobre a importância de ser doador, com o intuito de ajudar a milhares de pessoas que lutam por uma oportunidade de salvar suas vidas.

Segundo a Secretaria estadual de Saúde, a previsão é de que o ano de 2017 tenha o melhor saldo de cirurgias desse tipo, desde que o PET foi criado, há sete anos. Até agosto, foram feitas 966 transplantes no estado. No ano passado, durante todo o ano, foram 1.128.