A Publicidade e a mulher

08/03/2018

 

 

Quem não gosta de homenagens e mimos? Mas, neste Dia Internacional da Mulher, elas querem muito mais: respeito, o fim do assédio e da violência, igualdade de direitos e oportunidades. Muitas agências e marcas encamparam a discussão. É o caso da nova/sb que fez uma pesquisa interna sobre dupla jornada com os funcionários. E aproveitou para mobilizar a equipe para a importância de praticar a igualdade no dia a dia e dentro de casa. No Brasil, as mulheres passam, em média, quase 10 horas a mais que os homens com as tarefas domésticas.

A Safernet Brasil aproveitou para lembrar que a data não é bem para ser comemorada: já recebeu 1.169 denúncias de violência e discriminação contra mulheres só nos dois primeiros meses de 2018. E usou as redes sociais para dar voz às mulheres num vídeo contra o racismo.

A  Publicis Plural, plataforma de diversidade da Publicis, lançou hoje (8/3) o projeto Entre que tem como missão oferecer “capacitação e desenvolvimento a jovens criativas”. Com apoio técnico da Adobe, o programa-piloto, liderado por Domênico Massareto, CCO da Publicis Brasil, terá acompanhamento da ONU Mulheres e do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade (CEERT). O projeto vai escolher 30 pessoas que se identifiquem como mulheres para participar de um curso sobre processo criativo, gratuito, durante três meses, na própria agência. Quem se interessar pode se inscrever até 20 de março aqui.

A Publicis Brasil informa que, atualmente, tem 53,5% de profissionais mulheres, sendo que 61% dos cargos de liderança estão em mãos femininas. No entanto, quando se trata do departamento criativo, o percentual cai para 20%, apesar de três entre os sete diretores de criação da agência serem mulheres.

A Vans mergulhou no universo do skate feminino na Índia, como parte da sua mais recente campanha global.A iniciativa tem o objetivo de ajudar a romper com os estereótipos de gênero. Atita Verghese, fundadora do grupo Girls Skate India, fala sobre a importância dessa prática esportiva naquele país, no curta “Power Of Girls Skateboarding In India”. O vídeo também apresenta um workshop oferecido pela skatista Lizzie Armanto para as meninas que participam do projeto. Globalmente, a marca planeja ensinar as mulheres e meninas a aprimorar suas técnicas no skate em 100 clínicas internacionais projetadas para levar o esporte a novos públicos, em cidades como São Paulo, Cidade do México e São Petersburgo. Cada evento pop-up convidará as skatistas novatas a aprender com as atletas da marca Vans, incluindo Atita Verghese.

A Azul Linhas Aéreas promove a ação #ElasLáEmCima, assinada pela Isobar Brasil.Em um ambiente majoritariamente masculino – apenas 2% dos comandantes de aeronaves comerciais no Brasil são mulheres -, a companhia aérea quer mostrar referências femininas ao público: até o dia 15 de março, a Azul abrirá a porta das cabines de comando para as crianças em voos pilotados por mulheres, com o intuito de inspirá-las a seguir a profissão.Os passageiros serão avisados da presença de mulheres na cabine, e, de acordo com a disponibilidade, os pequenos serão convidados a conhecer as comandantes. Os passageiros serão incentivados a compartilhar a experiência em suas redes sociais, usando a hashtag #ElasLáEmCima. A Azul informa que é a “companhia aérea com o maior número de pilotos mulheres.”

A campanha #MoreThanLips da marca de cosméticos Soap & Glory exibiu lábios de mulheres que testemunharam situações como abuso mental e físico ou grandes vitórias. Para cada publicação compartilhada usando a hashtag #MoreThanLips, US$ 5 serão doados para a ONG She Should Run (até US$ 20 mil). A organização tem a missão de aumentar o número de mulheres que concorrem a cargos eletivos, chegando em 250 mil até 2030. A criação é da agência David.

O Google Nest aborda a forma como os homens tratam as mulheres, no comercial que promove a campainha com vídeo Hello. O filme “Prom Night”  mostra dois casais adolescentes rumo a um baile de formatura. O pai de um dos rapazes chama seu filho de volta para a casa para dar alguns conselhos. “Eu quero me certificar que você saiba o quanto Sara é especial”, diz o pai. “Então, trate-a com respeito. Não presuma que sair com ela significa alguma coisa mais que isso.” O público não vê imediatamente o pai, que está trabalhando até tarde em um hospital e falando com o garoto por meio da campainha de vídeo Nest Hello. A criação é da Deutsch da América do Norte.

“Esta é uma questão incrivelmente importante no momento, e as marcas têm o poder de apresentar mensagens positivas. As pessoas querem ver marcas que têm uma consciência social”, defende o líder criativo da agência, Pete Favat.

Neste mês, nós, do coletivo Publicitárias com A, e a Cervejaria Louvada, honramos todas as mulheres. Honre você também.

Posted by Publicitárias Com A on Wednesday, March 7, 2018

Já o coletivo de mulheres Publicitárias com A, de Mato Grosso, se uniu à cervejaria Louvada para quebrar alguns estereótipos. A campanha está no Facebook com imagens e filme.