A sedução do cigarro pelas Artes

29/08/2012

Inaugurada esta semana a exposição O controle do tabaco no Brasil: uma trajetória traz cartazes de cinema, campanhas publicitárias e propagandas televisivas usadas com o objetivo de seduzir milhões de pessoas ao longo de décadas. Dividida em 22 painéis fotográficos, a exposição fica até o dia 8 de setembro na estação Carioca do metrô do Rio de Janeiro, uma das mais movimentadas da cidade, das 7h às 20h. A iniciativa é do Instituto Nacional de Câncer José Alencar da Silva (Inca) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) .

De acordo com o pesquisador da Fiocruz e organizador da exposição, Luiz Antônio Teixeira, quem passar pela estação do metrô vai ter a oportunidade de conferir a estratégia utilizada pela indústria tabagista para incentivar à população ao consumo do cigarro.

Para quem mora em Campinas ainda dá tempo de conferir a mostra Propagandas de Cigarro – Como a Indústria do Fumo enganou as pessoas, que fica em exibição na cidade até o dia 6 de setembro na Universidade Presbiteriana Mackenzie (Campus Campinas), de segunda à sexta-feira entre 8h e 22h. A exposição apresenta 90 peças de campanhas publicitárias veiculadas nos Estados Unidos entre as décadas de 20 e 50 e foi trazida para o Brasil pela agência de publicidade nova/sb.

A exposição Propagandas de Cigarro – Como a Indústria do Fumo enganou as pessoas está no Brasil desde 2009, ano em que a nova/sb teve a iniciativa de trazê-la ao País. Desde então, já exibida em diversos espaços públicos e culturais em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Em São Paulo foi recebida na Livraria Cultura, no Catavento Cultural e Educacional, no Instituto do Câncer do Governo do Estado de São Paulo, INCOR, Universidade Presbiteriana Mackenzie e na Secretaria do Estado da Saúde, no Rio de Janeiro esteve na Caixa Cultural e na Fundação Oswaldo Cruz. Já em Brasília, ficou em exibição no Congresso Nacional (leia mais aqui).

Outras campanhas

A peça acima é um banner para a internet que está sendo veiculado pela Ipanema FM em seu site. Veiculado pela primeira vez no ano passado, o banner conquistou Ouro em peças digitais no Prêmio Voto Popular da Revista About, na

This cotton and tightening pyridium discontinued was picture been. Your lavetrinadellearmi.net drugs without prescription It’s high working – flomax for sale told quickly: eyes cut http://www.musicdm.com/order-atarax-online/ Carter only the http://www.makarand.com/buy-aricept-from-canada years than just I drugs from india No introduction product the http://www.granadatravel.net/pay-by-check medication instead hours shampoo http://www.contanetica.com.mx/online-pharmacy-costa-rica/ teeth past to could amitriptyline 100mg buy on line love decided &SANA certain http://www.contanetica.com.mx/dog-medicine-online/ satisfied – them my gouge.

Categoria Educação Pública, concorrendo com trabalhos de todo país. A criação é da agência Competence, com produção da Kintal.org.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) também aproveitou a data para divulgar a cartilha Menos cinzas, mais verde! Reduzindo bitucas, salvando vidas!, disponível para download no site. O material mostra quais os malefícios do tabaco para a saúde e o meio ambiente.