Amar sem crime

27/07/2017

 

Manter relações homossexuais era considerado um crime na Inglaterra e no País de Gales até 1967, na Escócia até 1980 e na Irlanda do Norte até 1982. Uma das pessoas condenadas foi o matemático britânico Alan Turing (1912-1954) que ajudou a decifrar os códigos dos segredos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Sua história ganhou as telas de cinema com o filme o Jogo da Imitação. Turing foi condenado por indecência grave depois que foi descoberto o seu relacionamento com um jovem 19 anos, em 1952. Ele foi castrado quimicamente e se suicidou em 1954. No ano passado, o governo inglês reconheceu o erro e absolveu todos. E pediu perdão. A marca de vodka Absolut lançou hoje, 50º aniversário de uma emenda à Lei de Ofensas Sexuais do Reino Unido que oficialmente descriminalizou a homossexualidade na Inglaterra e no País de Gales.

A campanha  “Kiss With Pride” celebra os avanços e lembra a todos que ainda temos um longo caminho a percorrer. Além dos cartazes, a campanha criou um filtro especial no Snap. As publicações acompanhadas da #KissWithPride Snapchat levará a empresa a doar 1 libra para a ONG Stonewell. Os personagens apresentados nos cartazes, clicados pelo fotógrafo Sam Bradley, são provenientes de regiões onde um mero beijo pode resultar em prisão.

Esta é a segunda campanha focada em LGBTQ nas últimas semanas da Absolut e sua agência criativa de gravação, BBH London. A campanha mundial Equal Love mostra que beijo – e não a intolerância – devia ser contagiante:

 

Muito a avançar

A comunidade global LGBTQ, sem dúvida, fez grandes progressos nos últimos 50 anos. O casamento do mesmo sexo agora é legal em muitos países ao redor do mundo e o número de celebridades orgulhosamente abertamente gay continua a crescer. Apesar destes avanços, no entanto, os indivíduos LGBTQ continuam sob ameaça nas nações democráticas e autocráticas. Muitos países, como o Brasil, a onda conservadora impede que a homofobia seja encarada como um problema.

Esta semana, o presidente Trump anunciou que ele proibiria todas as pessoas transgênero de servir no exército dos EUA, enquanto o Departamento de Justiça apresentou um acórdão judicial argumentando que a Lei de direitos civis histórica de 1964 não protege os funcionários contra a discriminação com base em sua orientação sexual. Relacionar-se com pessoas do mesmo sexo permanece ilegal em 72 países e é punível com a morte em 8 países.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.