Ao menos por um segundo

09/07/2014

ACouverture

Patrick

Fabienne

Noella

Katy

Hayat

“Sabe o que eu sinto falta? Estar despreocupada.” Essa frase foi dita por Katy A., diagnosticada com câncer há 2 anos. Inspirada nessa frase, a Mimi Foundation lançou a ação “if If only for a second” (ao menos por um segundo) que propôs trazer para alguns pacientes com câncer um segundo de alegria, para que eles parassem de se preocupar tanto com a sua doença. Para realizá-la, chamaram 20 pacientes e levaram a um estúdio sob a promessa de fazerem maquiagem e cabelo neles, mas para isso, as pessoas deveriam ficar de olhos fechados e só abrir quando a maquiagem estivesse terminada, para não estragar o impacto da surpresa.

A maquiagem se revelou na verdade bem exagerada e contava ainda com perucas mais extravagantes ainda e o momento que os pacientes abrem e olho e se deparam com a sua imagem é impagável. Para registrar esse momento de pura descontração foi chamado o fotógrafo Vincent Dixon, que ficou por trás do espelho para registrar o exato momento da surpresa. As fotos depois foram expostas para os pacientes fotografados e seus parentes. Também viraram um livro, que poderá ser comprado nas exposições – já estão previstas em Paris, Nova York e Bruxelas – ou pela internet. A campanha foi criada pela agência Leo Burnett de Paris e foi premiada no Festival Internacional de Criatividade de Cannes 2014 com 1 Titanium, 5 Leões de prata e 1 Leão de ouro.