As crianças não estão à venda

31/10/2014

NCFS

A ONG canadense World Vision lançou a campanha “No Child for Sale“, criada pelo grupo de agências Real Interactive, para denunciar o tráfico de mais de 115 milhões de meninas e meninos para o trabalho infantil e prostituição. A campanha faz parte das ações constantes da ONG para ajudar na prevenção e eliminação das diversas forma de escravidão no mundo.

Uma das formas que as pessoas podem se envolver com a causa é assinando uma petição para convencerem os varejistas canadenses a assinarem o “Plano de Ação sobre Segurança Anti-Incêndios e Integridade Estrutural de Bangladesh”  que visa  aumentar a supervisão e a segurança nas fábricas. Além disso, as pessoas podem apadrinhar uma das crianças do projeto ou apenas doar dinheiro para a ONG.

Um dos vídeos da campanha – que terá oito semana de duração – conta  primeiramente a história de dois amigos se divertindo ao comerem chocolate para, posteriormente, impactar ao apontar que aquele chocolate é produto de um trabalho feito por outras crianças. No final, o filme explica que crianças com menos de seis anos estão sendo vendidas para trabalharem em plantações de cacau. Os outros filmes seguem a mesma linha. Assista acima.

Além dos spots de TV, a campanha conta com publicidade online e offline, ativações de experiência e promoção nas redes sociais.  Além disso, a Real Interactive criou um vídeo animado que conta a história do trabalho infantil, chamado “Os 3Ds do Trabalho Infantil” e pode ser visto no site  NoChildForSale.ca e também no canal do YouTube da World Vision. Em uma dessas ativações experimentais,  a ONG expõe atores mirins com etiquetas de preços  executando tarefas como costura e lavando roupas para impactar as pessoas que passam por essas lojas.

De acordo com Caroline Riseboro, responsável pela “No Child for Sale”, a campanha se tornou uma forma de chegar aos canadenses e envolvê-los com mais eficiência, ao invés de bombardeá-los com fatos e números . Ela diz que a campanha foi lançada porque World Vision sentiu que os canadenses querem ajudar, mas não necessariamente sabem como ou não têm consciência sobre a questão da escravidão infantil.

Confira aqui as outras campanhas sobre as formas de exploração infantil que o blog já publicou.