Atenção aos sinais

05/12/2016

Não continue a ler o post antes de assistir o filme acima. E prepare-se para o impacto: é desconcertante o twist das cenas finais. O que parece ser apenas uma história de amor adolescente numa escola de ensino médio ganha contornos muito mais sombrios. A criação é da BBDO New York.

Atenção aos sinais.  Esta é a mensagem do anunciante, Sandy Hook Promise, uma organização sem fins lucrativos e apartidária criada por parentes das vítimas do massacre da Sandy Hook Elementary School, que vai completar quatro anos no próximo dia 14. Num dos piores ataques a escolas nos EUA, um  atirador, Adam Lanza, de 20 anos, matou 26 pessoas – 20 crianças com idades entre 6 e 7 anos e seis adultos.

De acordo com a Sandy Hook Promise, 80% dos atiradores e 70% dos suicidas dizem a alguém sobre seus planos. Mas, muitas vezes, ninguém intervém. “Quando você não sabe o que procurar, ou não pode reconhecer o que você está vendo, pode ser fácil perder os sinais de alerta ou descartá-los como sem importância. Isso pode levar a consequências trágicas”, diz Nicole Hockley, fundadora e diretora da Sandy Promise Hook. Nicole perdeu seu filho de Dylan no massacre de Sandy Hook.

Conheça os sinais

É importante saber que um sinal de alerta não significa que alguém está planejando um ato de violência. Mas quando há muitos desses sinais e eles são observados constantemente, pode significar que a pessoa está indo no caminho da violência ou da auto-mutilação. Ao conhecer os sinais, pais e educadores têm o poder de intervir e oferecer ajuda. No site é possível fazer o download de uma cartilha que ensina a identificar alguns sinais preocupantes. Alguns deles:

  • Obsessão ou fascinação por armas.
  • Mostrar reações desproporcionais ou comportamento agressivo por conta de pequenos dissabores pode ser indicativo de que o indivíduo tem problemas de controlar as emoções ou lidar com a raiva.
  • Vítimas de bullying ou violência podem desenvolver um comportamento agressivo ou suicida.
  • Pesquisas constantes sobre massacres ou armas de fogo podem indicar preparação ou planejamento.
  • Gestos de violência, associados a um baixo comprometimento escolar ou a falta de aspirações em relação ao futuro podem indicar que o indivíduo precisa de ajuda.
  • Acesso a armas de fogo de forma ilegal ou não-supervisionada é um sinal de alerta importante.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.