Bikes despoluidoras

19/05/2017

As bicicletas podem ser a solução para a poluição na China (e em outros países). E não é só por serem uma alternativa ao transporte à base de combustíveis fósseis. O designer holandês Daan Roosegaarde anunciou a próxima fase de seu Smog Free Project: uma bicicleta que suga ar poluído e libera ar purificado em uma nuvem ao redor do ciclista.

Roosegaarde propôs pela primeira vez um “aspirador de pó smog” para remover os poluentes dos céus em 2013. Isto evoluiu para uma torre de purificação do ar que, após uma campanha de sucesso Kickstarter, em um parque público em Tianjin. A Torre Smog Free utiliza ionização positiva para remover partículas do ar circundante, expulsando o ar purificado através de aberturas laterais. A mesma tecnologia está sendo aplicada agora – na teoria, de qualquer maneira – às bicicletas.

Roosegaarde espera que as bicicletas sem poluição sejam adotadas pelos programas cada vez mais populares de compartilhamento de bicicletas da China – há 29 no total em todo o país – como Mobike, Bluegogo e Ofo.

Irrespirável

As cidades de Pequim e Tianjin são apenas duas das 300 cidades da China que falharam nos testes de qualidade do ar em 2015, de acordo com o Greenpeace. Mais de 1,6 milhão de pessoas morrem anualmente na China por respirar ar tóxico.

Em dezembro do aano passado, um “arpocalypse”  atingiu 460 milhões de pessoas, que foram expostas a níveis de smog seis vezes maiores do que as diretrizes diárias da OMS. Vôos foram canceladas e as escolas fechadas porque 24 cidades em toda a China foram colocadas no “alerta vermelho” por causa da nuvem de poluição (smog) que deixou o ar praticamente irrespirável.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.