Cara a cara com a morte

27/04/2017

A gente sempre fala do respeito que os motoristas tem que ter com pedestres, ciclistas, motos, etc. Mas esta campanha do departamento de trânsito de Paris (Securité Routière D’Ile de France) resolveu dar uma lição aos pedestres que desrespeitam a sinalização nas faixas. Depois de ver o vídeo dá para achar que alguém com problemas cardíacos poderia infartar durante a ação mas a agência Serviceplan, que assina a campanha, garante que os idosos levaram um susto menor.

O bacana dessa ação é a interatividade real: o painel exibe na hora a cara de susto do pedestre infrator ao achar que iria ser atropelado. O risco real quando se atravessa uma via movimentada com o sinal fechado. E por isso também que o local escolhido para a gravação das cenas foi uma das principais vias de Paris.

No painel foram instalados o detector de movimento e alto-falantes. Cada vez que alguém passava no sinal vermelho, era acionado o som de freada e ruído de batida. Ao mesmo tempo que era acionada uma câmera com close em seu rosto para captar o susto. Junto com a imagem do pânico, o slogan era exibido na tela: “Não corra o risco de olhar para a morte.” De acordo com a agência, a ideia é criar um aprendizado permanente que mude o comportamento dos pedestres. O filme será exibido na web, mídias sociais e espaços públicos como abrigos de ônibus ou estações de trem.

 

Números

O número de acidentes mortais aumentou de 4,3% em março, com 266 pessoas mortas, mais onze do que em março de 2016, anunciou quinta-feira a Segurança Rodoviária.

No Brasil, a situação é bem pior. Durante o período de festas de fim de ano, das férias escolares e do carnaval, 973 pessoas morreram nas rodovias federais do país. O número faz parte do balanço da Operação Rodovida 2016/2017, divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os acidentes graves causaram um média de 16 mortes por dia, com redução de 16% em relação à operação de 2015/2016, quando 1.259 pessoas morreram, uma média de 19 por dia.