26/05/2016

Waze Carpool

O app que ajuda a economizar e reduzir o número de carros no trânsito.

Quer uma carona?

26/05/2016

Popular no mundo todo, o aplicativo Uber está prestes a ganhar uma concorrência de peso. O aplicativo de mapas Waze, que pertence ao Google, anunciou um serviço de compartilhamento de carona muito parecido com o Uberpool, lançado no Brasil no mês passado. Lançado em Israel, ele agora está em fases de testes nos EUA.

Batizado de Waze Carpool, este serviço usa o mapa do próprio aplicativo para conectar as pessoas que estão indo na mesma direção.  Funciona da seguinte forma: a pessoa que está a procura de um carona precisa baixar o aplicativo WazeRider, disponível para Android e iOS, para encontrar um motorista. Os motoristas precisam usar o app padrão do Waze para achar as suas caronas.

Apesar de similar, ele é diferente do Uberpool. A começar do motorista, que é não está dando carona para lucrar. Além disso, o Waze Carpool impõe um limite de apenas duas caronas por dia e um carona por passeio – que, teoricamente, seria a ida e a volta do trabalho. Os dois devem dividir o valor do combustível gasto durante a viagem.De acordo com a empresa, todo esse processo de coordenação, comunicação e pagamento é automaticamente manuseado e acordado através dos aplicativos. Os motoristas não precisam lidar com nenhum tipo de registro extra. Só precisa de um carro e da carteira de motorista. Desta forma, o Waze Carpool não permite que nenhuma das partes lucre com a carona.

Com este tipo de serviço, todo mundo sai ganhando. O carona consegue uma forma de transporte por um valor justo e o motorista tem a chance de dividir o valor da gasolina gasta e economizar no final do mês. E o mais importante: ajuda a reduzir a quantidade de carros rodando na rua, favorecendo não só a mobilidade urbana mas o meio ambiente, com a diminuição da emissão de CO2.

Segundo o site oficial do Waze, o seu novo serviço  está em fase de testes em San Francisco (EUA) atendendo apenas um “seleto grupo de empresários de empresas cadastradas, como Adobe, Walmart e, claro, Google”.