Cartaz antimosquito

06/06/2018

No shortlist da categoria Inovação do Festival de Cannes de 2018, está a campanha O Pôster Solúvel criada para a Habitat para a Humanidade Brasil pela BETC São Paulo (videocase acima, em inglês, apresentado na competição). Os cartazes se dissolvem na chuva e matam as larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya. A campanha ganhou Leão de Bronze em Health & Wellness em Cannes.

O “segredo” do cartaz é um larvicida, o BTI (Bacillus Thuringiensis Israelensis),  que foi somado a papel de arroz solúvel e cola orgânica. Os pôsteres trazem mensagens que ensinam as pessoas a evitar água parada. Quando chove, as folhas se dissolvem, acompanhando o trajeto feito pela água e liberam o larvicida.

Segundo a agência, com um pôster é possível exterminar os focos do Aedes Aegypti em até 200 litros de água, por pelo menos 60 dias, e a tecnologia das peças garantem que o larvicida não prejudique o meio ambiente, os animais e nem as pessoas.

Os pôsteres trazem diferentes tipos de ilustrações, criadas por Ricardo Célio, Feik e Puga Menezes, artistas de algumas das comunidades afetadas pelo problema.

Ação contra o mosquito

Como parte da iniciativa, acontecerá neste sábado (09/6) uma ação de combate ao Aedes aegypti em Heliópolis, em São Paulo. Voluntários da Habitat Brasil e moradores da comunidade, em parceria com a UNAS (Associação de Moradores de Heliópolis e Região), vão se unir para colar diversos pôsteres nos principais pontos do local, entre 9h e meio-dia.

Com informações do CCSP.