Cerveja contra o câncer

18/05/2018

A quimioterapia é um tratamento difícil para muitas formas de câncer, incluindo o de mama, e pode causar efeitos colaterais dolorosos ou desconfortáveis. Para mulheres em tratamento, a nutrição adequada é vital, mas o efeito do tratamento no paladar pode tornar muitos alimentos e bebidas intragáveis.

A Mamma Help, uma entidade da República Checa que ajuda mulheres com câncer de mama e suas famílias, e a agência Y&R de Praga, criaram a Mamma Beer, a primeira cerveja projetada especificamente para mulheres com câncer de mama.

A bebida tem um sabor mais doce para compensar o impacto negativo da quimioterapia no paladar do paciente. Não tem álcool e é repleta de nutrientes (incluindo vitamina B e potássio), para dar força às mulheres durante o tratamento.

A jornada da Y & R para envolver-se nesta causa foi pessoal. Tereza Sverakova, CCO da Y & R Prague, foi diagnosticada com uma forma agressiva de câncer de mama há alguns anos. Sua vida mudou completamente quando ela começou a receber quimioterapia e radiação. “Eu tive câncer de mama quando eu tinha apenas 34 anos”, conta. “Foi há algum tempo atrás, mas é inesquecível. Quando Mamma Help nos pediu para fazer uma campanha de conscientização para eles, foi uma oportunidade para mergulhar nessas memórias dolorosas e usá-las para tentar transformá-las em algo bom. A quimioterapia é dura, e um dos efeitos colaterais que muitas pessoas desconhecem é a perda do paladar. Tudo é horrível, como metal”, declara Tereza.

Segundo a publicitária, a agência propôs desenvolver uma cerveja especificamente para mulheres que estão passando por quimioterapia que tem todas as vitaminas e nutrientes, mas não tem álcool e é mais doce para matar o amargor. Uma cerveja que ajudaria a combater esse efeito colateral da quimioterapia e promover o Mamma HELP ao mesmo tempo. “Os médicos geralmente recomendam beber cerveja, com moderação, para obter alguma nutrição e vitaminas”, explica

Nove cervejarias foram abordadas, mas apenas uma topou levar o projeto adiante, a Zatec, que se debruçou durante seis meses no desenvolvimento da cerveja. Aqueles que provaram Mamma Beer disseram que é ótima.

Uma edição limitada de Mama Beer foi distribuída em algumas farmácias e pelo site Mamma Help. A cerveja também foi distribuída gratuitamente em hospitais de oncologia e fará parte do próximo Festival de Gastronomia Checa.

Com Adweek.