Preencha a lacuna

03/03/2015

close the gap

Apesar do inegável progresso no que diz respeito aos direitos e conquistas das mulheres nas últimas décadas a luta pela igualdade de gêneros ainda é um grande desafio na sociedade atual. A violência doméstica, o tráfico sexual e o preconceito no mercado de trabalho são alguns dos obstáculos que as mulheres ainda enfrentam e que o blog já publicou a respeito.

Para abordar esse assunto a ONU Mulher lançou em maio de 2014 uma enorme campanha de comemoração ao 20º aniversário da histórica Conferência Mundial das Mulheres em Pequim, realizada em 1995. Naquele ano a conferência atraiu mais de 30 mil participantes que resultou na “Plataforma de Ação de Pequim”, um documento adotado por 189 chefes de governo que aponta 12 prioridades e ações pela igualdade de gênero e pelo empoderamento das mulheres no mundo.

Para a campanha, chamada Beijin +20, diversas ações têm sido realizadas desde maio de 2014 para mobilizar os governos e cidadãos a imaginarem e considerarem um mundo onde a igualdade de gêneros é uma realidade e a se juntarem na luta pelo “empoderamento feminino para emponderar o mundo”.

Uma dessas ações é o aplicativo interativo “Close The Gap”. Basta fazer o upload da sua foto do perfil do Facebook ou Twitter no site do aplicativo. As fotos são adicionadas à uma enorme colagem que está site e que convoca: “Diga ao mundo que precisamos preencher a lacuna entre os gêneros”. Até o momento, mais de 10 mil pessoas já enviaram suas fotos. A meta é de ao menos 20 mil contribuições.

fotos

Foi desenvolvida também a plataforma digital HeforShe, que destaca depoimentos de homens engajados na luta pelo fim da violência contra as mulheres e pela igualdade imediata. Leia mais sobre a campanha HeforShe aqui.

Além do aplicativo e da plataforma,  uma Central Global de Informação orienta os interessados na campanha para que fiquem por dentro de todos os eventos da comemoração em andamento.

Beijing+20 como foco em evento na ONU

O Beijing +20 será também  um dos focos da 59ª sessão da Comissão sobre o Status da Mulher e Dia Internacional da Mulher 2015, que ocorrerá na sede da ONU em Nova York, entre os dias 9 e 20 de março. Além disso, a comissão promete um revisão da implementação  da Plataforma de Ação.

“Este aniversário ocorre em um momento histórico já que os governantes estão se unindo para acelerar o progresso para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio até 2015 e definir um novo quadro de desenvolvimento global. Devemos aproveitar esta oportunidade única para posicionar a igualdade de gênero no centro da agenda mundial e torná-la uma realidade”, explica a presidente executiva da ONU Mulheres Mlambo-Ngucka. Para Mlambo-Ngucka, a “Plataforma de Ações de Pequim”  é uma promessa ainda não cumprida e que por isso o objetivo da ONU é obter um compromisso  renovado, uma ação reforçada e aumento de recursos para realizar a igualdade de gênero”.