Combinação explosiva

05/06/2018

 

Fumo e coração, uma combinação explosiva

Agência nova/sb assina pela nona vez a publicidade global do Dia Mundial sem Tabaco, da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A nova/sb foi novamente a agência vencedora da concorrência promovida pela OMS para criar a campanha do Dia Mundial Sem Tabaco (World No Tabacco Day), comemorado amanhã, 31 de maio. O tema deste ano é TOBACCO BREAKS HEARTS – Choose health, not tobacco (O tabaco e as doenças cardíacas, em livre tradução).

O objetivo da campanha é alertar governos e sociedade civil sobre a relação entre o fumo e as doenças cardíacas. Segundo dados da própria organização, dois milhões de pessoas em todo o mundo desconhecem esse risco.

Todas as peças estão sendo trabalhadas nos seis idiomas oficiais da ONU: inglês, francês, espanhol, chinês, russo e árabe. O filme foi ​exibido exclusivamente na CNN Internacional, no meio do mês, e será veiculado também em cerca de 200 países ​. A negociação de mídia é feita diretamente pela própria OMS, que dissemina a campanha pelo mundo por meio dos escritórios regionais. As peças ficam disponibilizadas no site da entidade para download.

“A campanha desse ano para o Dia Mundial Sem Tabaco ​procurou ser o mais didática e pedagógica possível. Para evidenciar a ligação direta que existe entre o tabagismo e as doenças cardíacas, utilizou-se a imagem de um coração expelindo fumaça, como que prestes a entrar em colapso. O texto, curto e simples, reforça a mensagem evidenciada na imagem. Sempre importante salientar que os briefings da Organização Mundial da Saúde pedem soluções criativas e de fácil compreensão e entendimento universal”, conta Átila Francucci, VP nacional de criação da nova/sb.

Há uma década a nova/sb é convidada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a concorrer com o mercado internacional na realização de ações globais de comunicação. Foi responsável pelas campanhas de doação de sangue da Organização de todos os anos entre 2011 e 2015. Mas foi antes disso, em 2008, que a agência trabalhou pela primeira vez com o tema Consumo de Tabaco. Em 2010, a nova/sb voltou a desenvolver campanha para esse tema para a OMS e, mais uma vez, foi a responsável pelas peças nos anos de 2016, 2017 e 2018.

Sobre a nova/sb

– Especializada em comunicação de interesse público, a nova/sb está entre as maiores agências de publicidade do País. Conta com escritórios em São Paulo, Brasília, Cuiabá e Rio de Janeiro, somando mais de 180 profissionais. Desde a década de 1990 a equipe da nova/sb atua no setor saúde, tendo profissionais que fizeram parte das primeiras campanhas no Brasil de conscientização sobre o vírus da AIDS, uso do tabaco e importância dos genéricos no Brasil. A agência é responsável também pelo projeto de Interesse Público batizado de Comunica Que Muda, que discute e aprofunda temas polêmicos, como descriminalização da maconha, suicídio, lixo, uso do carro e intolerância. Esta ação segue tradição pioneira iniciada em 2011 pela agência de contribuir com debates e transformações sociais. Para saber mais sobre a agência, visite o site.