Desafio do manequim

19/01/2017

O desafio do manequim (ou  #ManequinChallenge) ganhou a web nos últimos meses. E também as campanhas de interesse público (já mostramos antes uma bem bacana, relembre). No filme acima, da ONG australiana Parkinson’s NSW, traz pacientes reais participando do desafio. A criação é da agência JWT de Sidney.

Um pouco mais contudente, a campanha britânica (veja o vídeo abaixo) da Parkinson UK mostra que o descontrole dos próprios movimentos pode levar à paralisia momentânea, causando desconforto e constrangimento.

Uma estratégia parecida com a da Parkinson Voice Project, do Texas (EUA),  que também usou pacientes reais na sua ação para destacar aspectos pouco conhecidos da doença: 89% das pessoas com Parkinson apresentam dificuldades ou perdem a capacidade de falar. O vídeo (abaixo) foi feito com o grupo de pacientes da clínica da ONG texana, chamado Tuesday Night Talkers (TNT). Uma vez por semana este grupo faz terapia vocal.

Recursos para pesquisa

Em entrevista à BBC Brasil, a diretora de marketing da ONG australiana, Clare Audet, afirmou que objetivo da campanha australiana foi “primeiramente criar maior consciência sobre o Mal de Parkinson e ressaltar que pessoas com a doença enfrentam desafios todos os dias”. “Também esperamos incentivar os espectadores a doar para nossa organização para que possamos continuar a oferecer os serviços de apoio gratuitos àqueles vivendo com Parkinson e seus entes queridos”, afirma.

Como ainda não foi descoberta uma cura para o Mal de Parkinson, acrescenta Claire, “a campanha é muito importante já que precisamos continuar a aumentar a conscientização pública para que não haja complacência”. “Há alguns projetos de pesquisa interessantes, mas não há uma cura ainda para precisarmos continuar a apoiar aquelas pessoas vivendo com Parkinson agora. Recebemos financiamento mínimo do governo, então dependemos que o público faça doações para continuarmos nossos trabalho. Prestamos serviços de apoio gratuitos àqueles que vivem com Parkinson, como uma linha de apoio, grupos de apoio, educação, terapia e enfermagem”.

Mais de 10 milhões de pessoas no mundo sofrem de Mal de Parkinson. Confira no vídeo abaixo, da ONG Parkison UK um pouco mais sobre como é ter a doença.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.