Dia Mudial Sem Tabaco 2012

31/05/2012

O filme acima faz parte da campanha Stop Tobacco Industry Interference da Organização Mundial da Saúde (OMS), criada para o Dia Mundial Sem Tabaco 2012, que é comemorado hoje. O tabaco mata até metade de seus usuários.Até 2030, a OMS estima que o tabaco vai matar mais de 8 milhões de pessoas a cada ano, sendo que quatro em cada cinco dessas mortes ocorrerão em países de baixa e média renda. O tabaco é um importante fator de risco para doenças não transmissíveis (DCNT), como câncer, doenças cardio-vasculares, diabetes e doenças respiratórias crônicas que representam 63% das causas de mortes no mundo.

Na imagem acima, uma espécie de carro alegórico que percorreu as ruas de Seul (Coréia do Sul) no alerta da Organização Mundial de Saúde sobre os malefícios do cigarro.

Já nos Emirados Árabes a data ganhou uma ‘celebração’ mais especial: 24h de vendas de cigarro proibidas.

Membros da Associação Antidrogas protestam queimando cigarros na cidade de Amritsar, na Índia.

Também na Índia, crianças vestidas de caveira lembram as mortes pelo tabaco. O tabaco mata cerca de 6 milhões de pessoas a cada ano e é uma das principais causas evitáveis de doença e morte em todo o mundo.

Em Jacarta (Indonésia), uma manifestação inusitada. Vendedores de cigarro protestam contra o Dia Mundial Sem Tabaco.

No Paquistão, o manifestante pede para as pessoas trocarem o cigarro pelas frutas.

Acima, cenas de uma ação de guerrilha (flash mob) realizada na Rússia.

Um Homem-Bituca chamou a atenção dos pedestres na avenida Paulista, em São Paulo. A iniciativa é do hospital A.C.Camargo e foi feita para difundir informações sobre o quanto o cigarro está relacionado a doenças cardiorrespiratórias, dezena de tipos de câncer, além dos benefícios de se parar de fumar.

Brasil gastou no ano passado R$ 21 bilhões no tratamento de pacientes com doenças relacionadas ao cigarro, revela estudo inédito financiado pela Aliança de Controle do Tabagismo (ACT). O valor equivale a 30% do orçamento do Sistema Único de Saúde em 2011 e é 3,5 vezes maior do que a Receita Federal arrecadou com produtos derivados ao tabaco no mesmo período. O estudo é o maior já feito no Brasil e analisou dados de 2008 referentes a 15 doenças relacionadas ao tabaco e atualizou os valores monetários para 2011. Quatro delas – cardíacas, pulmonar obstrutiva crônica, câncer de pulmão e acidente vascular cerebral – responderam por 83% dos gastos. Ainda segundo o levantamento, o tabagismo é responsável por 13% das mortes no País. São 130 mil óbitos anuais (350 por dia). Leia mais no site do INCA (Instituto Nacional do Câncer).