Menu Dossiê Intolerância
Download do dossiê

Racismo

Não existe racismo no brasil?

A velha história de que o Brasil é uma democracia racial não passa de um mito, daqueles muitas vezes vendidos como verdade, principalmente para a construção de uma imagem positiva do País lá fora. Apesar de sua composição multiétnica e multicultural, a sociedade brasileira não está, nem de longe, livre do racismo.

 

FOI A POPULARIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS (MAIS UMA VEZ) QUE AJUDOU A TRAZER ESSA DISCRIMINAÇÃO AINDA MAIS À TONA.

 

O racismo se explicita de maneira estridente por meio da exclusão social, que faz com que a maioria absoluta dos presos e mortos pela polícia seja negra. Por outro lado, muitas vezes ele aparece velado, disfarçado sob a ideia de que vivemos em um regime de igualdade racial.

Foi a popularização das redes sociais (mais uma vez) que ajudou a trazer essa discriminação ainda mais à tona. Casos notórios, como as ofensas contra a jornalista Maria Júlia Coutinho, a atriz Taís Araújo e a cantora Ludmilla, entre outros, ajudaram a tornar o racismo à brasileira um pouco mais explícito. Foi a popularização das redes sociais (mais uma vez) que ajudou a trazer essa discriminação ainda mais à tona. Casos notórios, como as ofensas contra a jornalista Maria Julia Coutinho, a atriz Taís Araújo e a cantora Ludmilla, entre outros, ajudaram a tornar o racismo à brasileira um pouco mais explícito.

tits

 

 

 DADOS  COLETADOS NAS REDES SOCIAIS SOBRE SOBRE RACISMO.

(ABRIL, MAIO E JUNHO DE 2016) MONITORAMENTO BY TORABIT

As proporções mostradas nesse mapa de calor não revelam necessariamente a real incidência da intolerância em relação à aparência no Brasil, já que ele também é afetado pela densidade de pessoas com acesso à internet no País.

SNAG-0025

A intolerância religiosa é bem dividida em relação a invisível e visível, pois muitos dos comentários (53,8%) não possuem a intenção de ofender, mas acabam reforçando estigmas preconceituosos, como a frase “chuta, que é macumba”.

 

 

SNAG-0024

 

Para as intolerâncias raciais, os comentários são bem divididos entre casos reais ou abstratos, indicando sua presença tanto em relações interpessoais quanto no ideário da população.

SNAG-0026

Análise: no caso racial, 97,6% das menções são negativas e apenas 2,1% são positivas. Tal dado mostra como é difícil detectar e criticar positivamente intolerâncias que normalmente são exprimidas de forma velada e implícita.

 

09-Intolerancia-racismo7


09-Intolerancia-racismo8


 

Não é novidade no Brasil que comentários racistas são em sua maioria velados e até muitas vezes inconscientes, presentes no vocabulário popular e enraizados na cultura. O cenário digital não é diferente. Majoritariamente foram registrados comentários com intolerâncias invisíveis, como demonstrados nos casos acima.

Os pontos de conexões não analisados tiveram suas menções de origem apagados pelas redes sociais, devido seu teor ofensivo antes da nossa captura.

09-Intolerancia-racismo10

09-Intolerancia-racismo11

 

Já no segundo período, registramos alguns comentários que tentavam desconstruir comentários intolerantes (ponto 2). No mais, foram comentários avulsos e sem grande relevância.

Os pontos de conexões não analisados tiveram suas menções de origem apagados pelas redes sociais, devido seu teor ofensivo antes da nossa captura.

Ler capítulo anterior
Ler próximo capítulo
Ler capítulo anterior
Ler próximo capítulo