Autoestima para crianças

13/04/2018

O projeto de autoestima da Dove tem ajudado os jovens a melhorar a autoconfiança desde 2004. Desde o mês passado, a empresa fechou uma parceria de dois anos com o Cartoon Network no projeto usando os personagens de Steven Universo. O objetivo é alcançar 40 milhões de jovens até 2020.

A parceria ganhará vida com uma série de seis curtas-metragens de animação dirigidos por Rebecca Sugar, criadora do Steven Universo.Trabalhado em parceria com o Projeto Dove pela Autoestima, todo o conteúdo foi cuidadosamente baseado em evidências científicas da expert em imagem corporal Dra. Phillippa Diedrichs, do Centro de Pesquisa da Aparência da Universidade do Oeste da Inglaterra, a fim de causar um impacto significativo na autoestima e na confiança corporal dos jovens.

Ainda neste ano, serão lançados uma música original com o elenco do programa, um clipe e um e-book educacional, incrementando o compromisso do Projeto Dove pela Autoestima de criar um cenário de mídia para jovens que seja inclusivo, reconhecendo singularidades de cada pessoa e representando a verdadeira diversidade.

Sophie Galvani, vice-presidente global da Dove, pontua o foco na próxima geração. “Somos apaixonados por evoluir os tipos de mensagens que a próxima geração está recebendo por meio da mídia, e é por isso que estamos trabalhando lado a lado com os parceiros para levar o programa ao próximo nível”. Galvani complementa: “Estamos introduzindo novas ferramentas que nos permitem alcançar ainda mais jovens com conteúdo que não apenas eduque, mas também divirta. Ao fazer uma parceria com o Cartoon Network e com Rebecca Sugar, podemos criar novas maneiras de causar um impacto real em nossa missão de ajudar os jovens a construir confiança e autoestima corporais positivas”, garante.

Uma pesquisa mostra que a mídia infantil pode ser uma poderosa fonte de influência sobre a imagem corporal e a inteligência emocional dos jovens espectadores, com conteúdo inclusivo cuidadosamente projetado, que crie atitudes e comportamentos mais positivos em relação a sua própria saúde e aos outros.

De acordo com Dra. Phillippa Diedrichs, especialista em imagem corporal, os ideais de aparência e estereótipos são amplamente difundidos na mídia infantil. “Estudos mostram que essa tendência ocorre com mais frequência na tela do que nos livros. Portanto, é vital ter novos conteúdos que encorajem as crianças a terem uma relação positiva com a aparência e apresentar uma variedade de aparências diversificada e abrangente”, afirma. “A parceria cria um conteúdo que aborda tópicos identificados na pesquisa científica como principais influências na confiança do corpo dos jovens e o entrega de uma maneira envolvente e divertida”, reforça.

Aclamado pela crítica, Steven Universo é a primeira série animada do Cartoon Network criada por uma mulher. Um fenômeno global da cultura pop reconhecido por seus temas gerais de inclusão, empatia e relacionabilidade, o programa é inspirado na amizade e no relacionamento próximo de Rebecca com seu irmão mais novo, Steven.

Christina Miller, presidente do Cartoon Network, também deu sua opinião sobre a união: “Sempre foi importante para nós que nosso conteúdo ressoe com nosso público e os capacite. Esta parceria é inédita em sua escala, alcance e ambição em fazer a diferença na vida de crianças ao redor do mundo.”

Rebecca Sugar abordou a seriedade do trabalho. “Os desenhos animados são um meio poderoso quando se trata de empatia e compreensão, e é por isso que minha equipe e eu tomamos muito cuidado com Steven Universo para que reflita os problemas reais que afetam nosso público”, diz Rebecca. Mas a criadora também falou sobre o embasamento que o movimento a permitiu ter: “Estou grata por ter acesso a uma grande quantidade de pesquisas sobre imagem corporal e saúde mental, graças a essa parceria com o Projeto Dove pela Autoestima. Esta é uma questão com a qual eu tenho lutado pessoalmente e espero que esta seja uma chance de amplificar mensagens positivas sobre autoconsciência e aceitação”.

Com informações do Adnews.