Dove quer mudar uma coisa nas adolescentes

05/10/2015

 

 

Elas querem mudar alguma coisa na própria aparência. Dove também quer que elas mudem uma coisa: o jeito como se vêem. A nova campanha Real Beleza Dove é voltada para as pré-adolescentes e adolescentes, que estão na fase de mudanças (e aceitação) no próprio corpo.  O descontentamento com a aparência física, aliás, é um problema para a maioria das mulheres – uma pesquisa da própria Dove aponta que apenas 4% se acham bonitas.

O filme traz meninas reais, escolhidas por meio de um questionário sobre autoestima, falando aquilo que gostariam de mudar na sua aparência. As cenas vão se encadeando de forma que aquilo que uma menina diz que gostaria de ter – cabelo, olho, altura, pele – é justamente o que a outra gostaria que fosse diferente. As cenas foram gravadas sem que as adolescentes soubessem que era para a campanha e as reações captadas pelas câmeras são genuínas – foi o que garantiu a Brand Director da Dove,  Jennifer Bremner, à Adweek.  A criação é da agência Evidently.

Para completar a estratégia, a Dove, em parceria com o Pinterest, está usando a rede social para disseminar conteúdo educativo. O Self Esteem Project traz 11 paíneis com mais de 180 imagens que trazem mensagens que reforçam a autoestima, voltados para meninas e mulheres.

Não é a primeira vez que a Dove, que lançou o projeto Real Beleza em 2004,  alerta sobre o efeito dos padrões de beleza no desenvolvimento das adolescentes. O tema já tinha sido abordado pelo  filme para internet Onslaught, feito pela Ogilvy do Canadá, que pedia às mães que conversassem com as meninas antes da “mídia” (confira aqui) e True Colors (confira aqui), lançado durante o intervalo do Super Bowl nos EUA, ambos de 2007. E o mais recente Ame seus cachos.