Desperdício de água na mira

05/11/2015

Você já se imaginou tendo um vizinho como Danny Trejo, o ator que interpreta o cult Machete,  vigiando os seus passos?  Incorporando o estilo do personagem na campanha “Menos é mais”, da Agência de Água de Palmdale, ele  se transforma de simpático vizinho a um ameaçador justiceiro que reprime os moradores que desperdiçam água. O filme aproveita o sucesso da campanha popular#DroughtShaming, que incentiva a população a denunciar quem desperdiça água nas redes sociais.

Diante da pior seca da sua história, as cidades do estado da Califórnia estão enfrentando um corte obrigatório de 25% no uso de água, estipulado pelo governo local. Responsáveis pela implementação dessas reduções, as agências de água regionais determinaram em 2014 que consumidores flagrados usando água para atividades como regar gramados e lavar calçadas e carros sem nenhum controle de vazão podem ser multados em US$ 500 por dia.

Apesar dos últimos registros mostrarem uma significativa redução do consumo de água nos últimos meses, o governo da Califórnia afirma que a meta ainda não foi atingida e que ela deve subir, futuramente, para 32%. Para continuar o processo de  racionamento em meio a uma seca jamais registrada, o governo o Estado lançou um site em (www.savewater.ca.gov)  onde os moradores podem enviar denúncias e fotos de casos de desperdício de água, que são enviados para as agências governamentais locais com dados e endereço do infrator.

A partir da ideia do site, os californianos decidiram levar essas denúncias também para as redes sociais. O objetivo é constranger aqueles que “tratam a água como algo inesgotável”. Usando as hashtags#droughtshaming e #watershaming, milhares de fotos e relatos deduram vizinhos lavando carros e restaurantes servindo água sem o cliente pedir. Alguns tweets são, inclusive, endereçados à pagina oficial do prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti.

E tem mais. Com o sucesso da campanha nas redes sociais, foi criado um  aplicativo para smartphone – Droughtshaming – para facilitar  e otimizar a denúncia.  Segundo as autoridades, entretanto, esses canais de denúncia são feitos apenas para incentivar a conservação da água e não para serem usados como prova para multar os infratores.

Em 2010, a  Save Water, em aprceria com a MWC Media, criou uma campanha para convencer a população a fazer uma “jardinagem responsável”, cuidando das plantas sem prejudicar o meio ambiente. Para conferir o post que o blog publicou sobre a campanha, clique aqui.