Fábrica de seguidores

02/02/2018

NYT desvenda “fábrica de seguidores” em reportagem especial

Por Redação Adnews

Por meio de uma entrevista bastante esclarecedora por aqui, na semana passada, a estrategista de negócios digitais e uma das maiores especialistas em influencer marketing no Brasil, Ana Paula Passarelli, afirmou com todas as letras possíveis que “número de seguidores não é mais métrica para nada”. No sábado, uma reportagem especial do New York Times explica com todos os detalhes possíveis um dos pontos essenciais nesta discussão ao escancarar a “fábrica de seguidores” ou, em outras palavras, como funciona a manipulação de números de “followers”.

De acordo com a apuração, uma empresa americana chamada Devumi arrecada milhões de dólares no mercado global de fraude em redes sociais. A companhia vende seguidores e retweets para celebridades, empresas e qualquer pessoa que queira ser mais popular ou influenciar a internet. Usando um conjunto de pelo menos 3,5 milhões de contas automatizadas – cada uma das quais foi vendida muitas vezes – a empresa já forneceu aos seus clientes mais de 200 milhões de seguidores no Twitter, de acordo com a matéria.

Outro aspecto preocupante do negócio obscuro é a possibilidade de roubo de identidade social em larga escala. Isso significa que pelo menos 55 mil contas da Devumi usam nomes, fotos de perfil, locais de origem e outros detalhes pessoais de usuários reais do Twitter. Uma dessas pessoas é a garota de 19 anos, Jessica Rychly, mostrada na reportagem. “Eu não quero que minha imagem seja relacionada a essa conta, nem meu nome”, afirmou.

A equipe de jornalistas do Times também mostrou números que apontam que aproximadamente 48 milhões de usuários ativos do Twitter, ou quase 15 por cento de toda a base, são contas automatizadas e projetadas para fingirem serem pessoas reais.

A matéria também traz um infográfico para ajudar o público e as marcas a identificarem um bot nas redes sociais. Confira aqui o material completo.