15/06/2016

Suicídio

Ferramenta do Facebook para buscar ajuda.

Facebook previne suicídios

15/06/2016

 

 

suicidio

O Facebook lançou ontem (14/06) uma ferramenta especial para ajudar na prevenção ao suicídio ou automutilação. A ferramenta, anunciada pelo Facebook Safety tem a parceria no Brasil do Centro de Valorização da Vida (CVV). O serviço é bem fácil de acessar.

Ao notar uma mensagem preocupante na timeline de um amigo, clique na seta no canto superior direito do post e depois em “Denunciar publicação”. O Facebook perguntará o que está acontecendo e a resposta deve ser: “acredito que não deveria estar no Facebook”. Depois, a questão é “o que há de errado”, quando o usuário poderá escolher uma opção relacionada ao suicídio.

suicide1

suicide2

suicide3

suicide4

O amigo “denunciado” receberá  uma mensagem em seu Facebook avisando que um de seus amigos está preocupado com ele (quem “denunciou” permanece anônimo), oferecendo algumas opções de ajuda: enviar uma mensagem, conversar com um agente do CVV pelo telefone, chat ou e-mail ou ainda receber dicas do que fazer. Segundo o G1, o Facebook fará propaganda gratuita do CVV para ajudar no recrutamento de novos voluntários.

o-FACEBOOK-SUICDIO-570

o-SUICDIO-FACEBOOK-570

o-FACEBOOK-SUICDIO-570 (1)

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o Brasil é o oitavo país com mais suicídios no mundo – foram registradas 11.821 mortes em 2012. No mundo, uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos.

Canais gratuitos de ajuda

Além da ferramente de denúncia, o Facebook possui, em sua Central de Ajuda, informações para lidar com o suicídio ou com a automutilação. O acesso pode ser feito a qualquer momento, por meio destes dois tópicos:

Tenho pensado em automutilação ou em suicídio

Eu preciso encontrar uma linha de combate ao suicídio para mim ou para um amigo

No CVV, mais de 2.000 voluntários fazem o atendimento em 18 estados mais o Distrito Federal, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 72 postos de atendimento) ou pelo site, via chat, VoIP (Skype) e e-mail. Além disso, o serviço possui uma cartilha, chamada Falando Abertamente sobre Suicídio, na qual esclarece algumas dúvidas sobre o ato e suas consequências. Com informações do Huffigton Post.