Mais que gatinhos

13/11/2017

As pessoas podem perder muita coisa quando ficam vidradas em seus celulares. Para mostrar didaticamente, o filme espalhou na locação a imagem de 100 gatinhos cor-de-rosa. A primeira parte simula um carro a 50 km/h. Depois, em câmera lenta é possível entender os detalhes.. e o seu desfecho trágico!

Este comercial para a Think!, a campanha permanente de segurança no trânsito do governo britânico, é criação da agência Abbott Mead Vickers BBDO. O impacto fica por conta do comportamento do motorista: ele não está perdendo somente os simpáticos gatinhos mas a distração pode custar a vida da menina que atravessa a rua com a mãe.

A distração causada pelo celular no trânsito é um problema em vários países. Na Grã-Bretanha, em março, o governo aumentou as penalidades para motoristas que insistem em usar os aparelhos enquanto dirigem – multa de 200 libras (cerca de R$ 900,00) e 6 pontos na carteira. Um levantamento aponta que 1/3 dos jovens motoristas entre 17 e os 24 anos usam o telefone ao dirigir. Um motorista que trafega a 48km/h perde 30m ao olhar no celular rapidamente.

Os riscos do celular

  • Os motoristas que usam um telefone celular são mais lentos ao reconhecer e reagir aos perigos.
  • Tem 4x mais probabilidades de cometer uma falha.
  • Mesmo os motoristas mais cuidadosos podem se distrair por uma chamada ou mensagem de texto.
  • Pode aumentar em 400% o risco de acidentes.
  • De acordo com a legislação brasileira, não é permitido o uso do dispositivo nem mesmo em paradas temporárias, como em semáforos ou engarrafamentos. Só é permitido usar o celular com o carro estacionado e o motor desligado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.