A criminalização da homossexualidade

03/09/2015

Voce sabia que em 76 países, a homossexualidade é considerada um crime? E que em 10, isso é passível de pena de morte?  A empresa de cosméticos naturais Lush  se posicionou contra o preconceito e criou a campanha #GayIsOk, para alertar sobre as leis opressivas nesse países e contribuir com organizações e grupos LGBT.

Em parceria com o movimento All Out, a campanha  foi lançada no dia 25 de junho em lojas da Lush por todo o mundo, com a venda do “Sabonete do Amor”, um sabonete dourado com a hashtag #GayIsOk e perfumado com uma fragrância criada especialmente para a ocasião.  Com a venda dos sabonetes, que são vendidos por $5,95 nas lojas e pela internet, a Lush  pretende arrecada cerca de 250 mil libras para as organizações LGBT globais que lutam pela igualdade em todo o mundo. “Infelizmente, nosso sabonete não pode ser vendido em todas as lojas Lush pelo mundo, uma vez que ele é considerado “propaganda” ilegal em alguns países. Mas essa é uma das razões pelas quais criamos a #GayIsOK  – para difundir pelo mundo que defender o amor nunca deve ser ilegal“, afirma a All Out em seu site oficial.

No momento da compra, os clientes são encorajados a refletir como eles se sentiriam se “o amor deles fosse ilegal” e  a tirar selfies com o sabonete,  para compartilharem nas redes sociais com a hastag #GayIsO  junto com uma frase que explique o porqueê “ser gay é ok”.

gaisok

Para decidir quais grupos e organizações serão beneficiadas com a verba das vendas, ocorrerá uma reunião com a presença de membros da Lush, All Out e de grupos lgbt com conheicmentos globais da causa. “Esse painel irá rever todas as aplicações do nosos fundo e tomar decisões sobre como alocá-los. A All Out, obviamente, também receberá fundos para o seu trabalho apoiando as pessoas LGBT em todo o mundo“.

Nossa equipe e nossos clientes são muito ligados às questões LGBT. Chegou a hora de fazermos uma declaração global. Os direitos dos homossexuais não são uma opção: eles são direitos humanos básicos“, afirma Alessandro Commisso, responsável pelo marketing Digital da Lush. A All Out também destacou a luta do movimento: “Os 2,2 milhões de membros da All Out se mobilizam todos os dias para construir um mundo onde nenhuma pessoa tenha que sacrificar sua liberdade ou dignidade por causa de suas opções sexuais. Graças a Lush , vamos garantir que outras milhões de pessoas também saibam dessa crise dos direitos humanos“.

SIGNS OF LOVE

Essa não é a primeira vez que a Lush criou uma campanha em prol da causa LGBT.  Em 2014, a empresa aproveitou a proximidade do Dia dos Namorados e dos Jogos Olimpicos de Inverno de Sochi, na Rússia, para lançar a campanha Signs Of Love.  O objetivo era protestar contra a criminalização das “relações não-tradicionais” no país, Além de divulgar cartazes que diziam: “Nós acreditamos no amor “, os funcionários das lojas incentivavam os clientes a pintar triângulos rosa em seus corpos, em solidariedade à comunidade LGBT da Rússia . Para ler mias sobre a campanha, acesse aqui.