A hora do código

13/01/2015

“Eu acho que todo mundo neste país deveria aprender a programar um computador porque isso ensina a pensar”, opinou uma vez Steve Jobs. Se estivesse vivo, o fundador da Apple estaria orgulhoso – e provavelmente participando ativamente – da iniciativa “Hour Of Code”. Desenvolvida pela organização não governamental Code.org a campanha, que começou na plataforma de crowdfunding Indiegogo, conta com o apoio tanto financeiro quanto de divulgação de grandes empresas – como Google, Microsoft, Facebook, Apple e Amazon – e pretende levar a ciência da computação ao alcance milhões de estudantes e desmistificar a ideia que a programação é um bicho de sete cabeças. Para isso são oferecidos tutoriais na forma de vídeos apresentados por grandes nomes da indústria da tecnologia, como Mark Zuckerberg e Bill Gates Bill Gates, além de Susan Wojcicki, do Google e Gabe Newell, da Valve Software.

Como forma de estímulo para as crianças e adolescentes, alguns desses tutoriais consistem na programação de famosos jogos como Angry Birds e Plants vs Zombies, além da oferta de premiações para os participantes, como 10GB de armazenamento gratuito no Dropbox, computadores, créditos no Skype e cartões de presentes do iTunes.

Segundo o vídeo da campanha, um milhão de vagas dos melhores trabalhos na América podem ficar desocupados pois apenas uma a cada 10 escolas  ensina os alunos  a programar.  Para Hadi Partovi, criador do Code.org, mesmo se a criança ou adolescente não pretender se tornar um profissional da área de computação, a habilidade de programação ainda é importante. “Se está tentando fazer dinheiro ou se quer mudar o mundo, programação  é uma habilidade  poderosa  para se aprender” , afirma no vídeo da campanha.

O criador do Dropbox, Drew Houston, complementa: “programar é poder chegar a uma ideia  e em seguida vê-la em suas mãos, apertar um botão e tê-la  nas mãos de milhões de outras pessoas. Somos a primeira geração no mundo  a ter  essa experiência”.

De acordo com o site da organização, mais de 80 milhões de pessoas já participaram da “Hour of Code” no mundo. No Brasil, foram mais de 602  mil estudantes participantes. E segundo Partovi, a ideia é estender o Hour Of Code também para os adultos.

Com a colaboração de Eduardo Raggi.