Campanha denuncia situação das crianças sírias

22/09/2014

Já imaginou se pudéssemos mudar o destino das milhares de vítimas da Guerra Civil da Síria?
Não podemos. Mas não é tarde para evitar mais vítimas. Essa é a mensagem que o movimento #WithSyria (#pelasíria no Brasil) pretende transmitir no vídeo “In Reverse”, dirigido por Martin Stirling, da Unit 9 Films.

O filme exibe mais um dia de bombardeio na síria, porém de trás para frente, sugerindo que a situação pode mudar de rumo com um esforço coletivo. Dessa forma, o filme termina com a seguinte mensagem: “Não podemos reverter o que já aconteceu na Síria, mas juntos podemos mudar a forma como a história termina. Aja agora.”
O movimento #withsyria é composto por mais de 100 agências humanitárias e busca pressionar os líderes mundiais a assumirem o compromisso de serem efetivos na luta para salvar as vítimas da guerra. Segundo líderes do movimento, “a paralisia internacional em relação à Síria conferiu mais poder e ousadia aos assassinos, destruidores e torturadores no país.”

O Conflito

A Síria vem sofrendo com um conflito sangrento desde março de 2011 devido a insatisfação do povo com a repressão e corrupção do governo ditatorial do presidente Bashar al-Assad. O que era apenas uma revolta popular não armada se tornou em uma guerra civil que já resultou na morte de mais de 130 mil pessoas, sendo grande parte composta por crianças.
A conclusão foi feita pelo relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância(Unicef), que estima que até o início de 2014 cerca de 11 mil crianças foram mortas nos conflitos e 4 milhões foram forçadas a fugir de casa contando com pouca ou nenhuma assistência humanitária.
No início do ano, a ONU pediu 1 bilhão de dólares para salvar essas crianças, a quais chamam de “geração perdida”. Essa quantia é considerada de extrema importância para oferecer a elas educação, proteção, apoio psicológico e mais oportunidades para coesão social.

Em março de 2014, o movimento #withsyria lançou outro vídeo com o mesmo objetivo do “In reverse”. Para marcar os três anos de conflito e utilizando a garota com o balão vermelho da obra “There is always hope – do artista de rua Banksy – o filme convida as pessoas para mostrarem apoio ao fim à guerra. “Vamos deixar que o povo da Síria perca mais um ano com derramamento de sangue e sofrimento? Você vai ficar com a Síria?”.
Para assinar a petição do movimento basta acessar a sua home page.