15/09/2015

Mutilação genital

Esta prática odiosa ainda é ameaça a muitas meninas no Mundo.

Acontece em muitos lugares

15/09/2015

Acontece em muitos lugares

suecia alemanha uk

A mutilação genital feminina é normalmente associada ao países africanos e árabes, sendo considerada uma realidade distante para muitos europeus. Mas de acordo com a organização End FGM, mais de 500 mil casos de mutilação já foram registrados na Europa, com uma estimativa de mais 180 mil casos nos próximos anos. Para alertar que a prática também ocorre em países do continente europeu – ainda que seja ilegal – a Ogilvy&Mather criou para a organização 28 Too Many – que luta pelo fim da prática – a impactante e premiada campanha It happens here (Acontece aqui, em português).

Em uma série de anúncios impressos, são expostas as bandeiras de países ocidentais com linhas de costura e ensanguentadas – em alusão à violência da prática – com a mensagem “Mutilação genital feminina não ocorre apenas em lugares distantes“. Foram criadas versões com as bandeiras da Escócia, Suécia, Alemanha, Itália, Holanda e Grã-Bretanha, expostas em outdoors, universidades e divulgada na internet.  “Estamos encantandos com o que a 28 Too Many está tentando alcançar e sentimos que a campanha destaca o abuso que está ocorrendo aqui no Reino Unido e na Europa. Peço para que todos abram os olhos e mentes paraapoiar essa organização e sua forte campanha“, destaca Laura Rogers, redatora da Ogilvy & Mather, no site oficial da agência.

Polêmica

Após ser contemplada no Cannes Lions 2015, com 2 leões na categoria outdoor, a campanha foi alvo de duras críticas de ativistas de movimentos contra a mutilação genital femeinina. Diante das imagens fortes das peças, muitos destacam que as imagens são chocantes e invasivas. “As imagens são muito fortes.  Nós temos trabalhado tão duro para que a MGF seja vista como uma violência contra as mulheres e meninas. É precisamos trabalhar nesse âmbito“, critica Nimko Ali, co-fundadora da ONG Daughters os Eve (Filhas de Eva). “Estamos tentando não estigmatizar e traumatizar as meninas, mas este anúncio faz exatamente isso”, completa.

Como resposta, Cheryl Giovannoni, chefe executivo da Ogilvy and Mather Londres, afirmou que a campanha foi projetada para ser contundente e provocativa com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o abuso sofrido por centenas de milhares de meninas a cada ano. “A imagem forte foi feita exatamente para chocar e atingir um público que, em geral, desconhece as questões da mutilação genital feminina. A resposta a esta campanha tem sido extremamente positiva e esperamos que continue a aumentar a conscientizaçãoe o apoio à 28 Too Many nos esforços para acabar com essa prática de uma vez por todas“, finalizou.