Meu número é 180

05/02/2016

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Neste ano, o samba comemora um século de existência. Nesses 100 anos, muita coisa evoluiu. Mas quando o tema é assédio, alguns foliões parecem ter parado no tempo. Essa é a mensagem que dá o tom para a nova campanha da ONU Mulher, que aproveita o Carnaval para novamente discutir a violência contra a mulher.

Inspirada pelo clássico “Pelo Telefone”, de Donga, a campanha #MeuNúmeroÉ180 pretende conscientizar e chamar a atenção da população para as diversas formas de violência (tanto verbais quanto físicas) contra as mulheres, especialmente na época do Carnaval. Mais do que isso, a campanha também incentiva a busca por serviços públicos que sejam especializados no atendimento às vítimas de violência, como a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180. Aos homens, a campanha manda o recado de que eles também devem ter o compromisso não só de evitar casos de violência, mas também de  apoiar aquelas que sofrem as agressões incentivando a denúncia.

Para isso, ela traz uma paródia baseada na música de Donga, que é o primeiro samba gravado no Brasil. Se a versão original diz: “O chefe da folia / Pelo telefone manda me avisar / Que com alegria / Não se questione para se brincar“, a versão #MeuNúmeroé180 aproveita o mesmo ritmo e o adapta com uma letra sobre o tema:

“O chefe da folia
Pelo telefone manda me avisar
Que com a violência
Não dá para brincar.”

Ao fim, a frase é somada à assinatura da campanha: “Se a abordagem é agressiva, #MeuNúmeroÉ180”.

Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil, explica que essa foi a forma criativa encontrada para relacionar a expressão ‘meu número’ ao número que deve ser discado em caso de violência. “Aproveitamos o próprio samba para passar a mensagem. O carnaval é a maior festa popular do Brasil. Os dias de diversão e folia devem ser bem vividos por todas as pessoas. A campanha alerta as mulheres sobre o direito de viver sem violência e o que devem fazer nos casos de violência, acionando o Ligue 180, serviço gratuito e disponível 24 horas por dia, inclusive finais de semana e feriados, para saber como fazer a denúncia, localizar os serviços de polícia, justiça e saúde mais próximos“, completa Nadine.

A campanha  desenvolvida pelas agências Lynx e The Aubergine Panda é pró bono e alinhada à campanha Una-se pelo fim da violência contra as mulheres, da Secretária-Geral da Organização das Nações Unidas. Para ampliar a divulgação da mensagem da campanha, diversos kits com camisetas foram enviados para formadores de opinião, como Sabrina Satto e a youtuber Kéfera. A eles coube o papel de compartilhar fotos com a camiseta e a hashtag #MeuNúmeroÉ180 nas redes sociais e convidar seus seguidores e empresas a aderirem ao movimento através do site www.meunumeroe180.com.br. Nele estão disponíveis diversos materiais grátis para download.

#MeuNúmeroÉ180 conta também com o apoio da companhia aérea Gol, que irá distribuir buttons para a sua tripulação feminina para promover a campanha nos voos e nas suas redes sociais oficiais durante o Carnaval.

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O Disque-Denúncia

Desde março de 2014, o Ligue 180 atua como disque-denúncia, com capacidade de envio de denúncias para a segurança pública com cópia para o Ministério Público de cada estado. O Ligue 180 é a porta principal de acesso aos serviços que integram a Rede nacional de enfrentamento à violência contra a mulher, sob amparo da Lei Maria da Penha.