28/09/2016

Mobilidade

Transporte público, trânsito e acidentes pautam candidatos.

Mobilidade nas eleições

28/09/2016

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O que os candidatos de São Paulo dizem sobre mobilidade?

Chegamos à última semana das eleições municipais de 2016. Em São Paulo, o debate sobre mobilidade está cada vez mais quente. Tornou-se um dos temas chave na disputa entre os principais candidatos. Redução de velocidade, Uber, ciclovias, corredores de ônibus, mobilidade a pé… esses assuntos estão cada vez mais em pauta nos discursos dos postulantes à prefeitura.

Mas até que ponto o que é dito pelos candidatos são propostas de fato ou apenas mais um discurso eleitoral? Pensando nisso, nós do Comunica que Muda demos uma olhada nos Planos de Governo dos candidatos à frente nas pesquisas, para ver quais são as plataformas para a mobilidade de cada um.

Foram analisados os planos de João Dória (PSDB), Celso Russomano (PRB), Marta Suplicy (PMDB), Fernando Haddad (PT) e Luiza Erundina (PSOL).

João Dória

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Com o slogan “Acelera SP”, a questão da mobilidade é um dos temas centrais na campanha do candidato João Dória, principalmente por estar em oposição ao atual prefeito, e candidato à reeleição, Fernando Haddad. Assim, uma das principais propostas de Dória é retomar os antigos limites de velocidades das marginais, reduzidos na última gestão. A medida tomada por Haddad se tornou alvo de críticas, apesar de estar de acordo com as principais tendências internacionais de mobilidade urbana.

De acordo com o tucano, a redução verificada no número de vítimas no trânsito não tem relação com a redução de velocidade. Por isso, ele propõe campanhas de mobilização e educação para a prevenção de acidentes. Há ainda propostas de revisão na questão dos radares, considerados “pegadinhas” para aplicar um número maior de multas.

O Plano de Governo do candidato cita a criação de bolsões de estacionamento pagos com Bilhete Único próximo a terminais de ônibus e estações de metrô; a criação de linhas de ônibus interbairros, para viabilizar deslocamentos sem necessidade de passar pelo centro expandido; a ampliação das linhas noturnas e nos fins de semana; modernizar o Bilhete Único, aumentando a integração entre os diferentes meios de transporte; e integrar o transporte municipal e metropolitano, gerido pelo Estado. Há ainda propostas mais genéricas, como tornar o transporte público mais atrativo, ajustar a operação dos corredores de ônibus existentes e readequar a rede de transporte.

Sobre bicicletas, o Plano destaca a necessidade de melhorar a malha cicloviária existente, promovendo pontos de conexão entre as ciclovias e ciclofaixas, e a ampliação do sistema de empréstimo de bicicletas. Já para mobilidade a pé, Dória defende a inclusão da caminhada como um dos modais do sistema de transporte, garantindo investimento para melhorar o sistema viário para pedestres.

Celso Russomano

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Como Dória, Russomano é outro candidato que tem como uma das suas bandeiras de mobilidade o aumento dos limites de velocidade nas marginais, também se aproveitando das críticas à redução.

Com relação ao transporte público, o Plano de Governo do candidato destaca a ampliação das faixas exclusivas de ônibus, a expansão de terminais urbanos, a revisão das políticas tarifárias e o fortalecimento da articulação com municípios da região metropolitana, para melhorar a integração entre os sistemas de transporte.

Há ainda uma proposta de descentralização da cidade, para que menos pessoas tenham a necessidade de se deslocar para o centro expandido diariamente; uma melhor articulação entre os terminais de ônibus e estações de metrô com a rede de ciclovias; e a expansão e melhoria das calçadas.

Em entrevistas e depoimentos, o candidato chegou a afirmar que era contra a regulamentação do Uber na cidade, porém esse ponto não aparece em seu Plano de Governo.

Marta Suplicy

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Um dos destaques do Plano de Governo de Marta Suplicy, no que diz respeito à mobilidade, é a questão dos pedestres. A candidata defende desenvolver um programa de recuperação das calçadas, implementar sinalização para a mobilidade a pé, com acessibilidade para pessoas com deficiência, e ampliar o perímetro de rotas acessíveis para calçadas.

A candidata também tem defendido, em entrevistas e debates, que irá revisar a política de redução das velocidades, elevando os limites nas marginais. Vale destacar que embora Marta tenha se comprometido com o aumento da velocidade máxima publicamente, este item não aparece em seu Plano de Governo.

Com relação ao transporte público, a peemedebista defende uma racionalização das linhas de ônibus, adequando a demanda ao porte e periodicidade; investir em corredores de ônibus nas vias de grande movimentação; a criação de novos terminais e modernização dos já existentes; uma nova licitação para todo o sistema, incluindo a renovação progressiva da matriz energética; e a readequação dos pontos de ônibus, com sistema pré-embarque, acessibilidade, wi-fi, iluminação e segurança.

Sobre bicicletas, Marta fala na instalação de novas ciclovias, com trajetos definidos de acordo com a demanda dos usuários, e a expansão da capacidade de bicicletários e dos sistemas de empréstimo de bicicletas. Há ainda a proposta de concessões para a construção de edifícios garagem.

Fernando Haddad

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Como atual prefeito da cidade, o Plano de Governo de Fernando Haddad foca mais em mostrar os resultados do último mandato do que em apresentar novas medidas ou propostas. Assim, são destacados medidas como a criação de 400 km de faixas exclusivas de ônibus; o aumento da velocidade média do transporte público nos horários de pico; a implementação das linhas de ônibus noturnas; a modernização da frota; a nova modalidade dos bilhetes temporais, com o diário, semanal ou mensal; o passe livre para estudantes; a criação de mais de 300 km de ciclovias e ciclofaixas; e a redução dos limites de velocidade, que resultou em queda no número de acidentes e mortes.

O Plano também traz uma lista de diretrizes para a mobilidade, que continuariam a ser implementadas pelo atual prefeito, caso ele seja reeleito, com o objetivo de dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos. As principais são: reduzir o tempo médio das viagens de ônibus, expandir as faixas exclusivas, priorizar a redução das mortes no trânsito, aumentar a rede de ciclovias, dar prioridade à mobilidade a pé e garantir o direito à mobilidade das pessoas com deficiência.

Luiza Erundina

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Com relação à maior polêmica deste período eleitoral, Luiza Erundina se coloca ao lado do atual prefeito, prometendo prosseguir com as políticas de redução dos limites de velocidade.

Em seu Plano de Governo, a candidata se compromete com “a priorização do transporte público, coletivo e ativo (pedestres e bicicletas), impulsionando as formas de locomoção não centradas no automóvel individual e particular”. Assim, Erundina defende priorizar os corredores e faixas exclusivas de ônibus; incentivar o uso do transporte compartilhado; avançar em uma política de tarifa social; revisar as licitações do sistema de transporte, com auditoria das planilhas de custo das concessionárias; e a criação de novas linhas de ônibus internas nos bairros, com a revisão da frequência dos coletivos nos fins de semana.

Com relação às bicicletas, a candidata se compromete a aumentar a rede, principalmente na periferia, melhorar a segurança e integrar as ciclovias e ciclofaixas aos terminais de ônibus e estações do metrô. Há ainda a proposta de uma nova política para estacionamentos públicos e privados, sem especificar exatamente qual seria essa política.