Música contra a censura

16/03/2018

A nova campanha da Reporters Without Borders Germany usa a música conta a censura. Lançado em 12 de março para o Dia Mundial contra a Censura na Internet, a campanha Uncensored Playlist disponibiliza informações em cinco países onde há rigorosa censura do governo. A organização trabalhou com a agência DDB Berlin e a empresa de produção digital MediaMonks.

A ideia é compartilhar notícias por meio de músicas, atingindo a população de países onde a mídia é censurada como China, Egito, Tailândia, Uzbequistão e Vietnã. Por cinco meses, agência e produtora trabalharam para ajudar jornalistas independentes a transformar notícias relevantes de cada país em músicas. Viraram músicas, por exemplo, histórias assinadas pelo jornalista chinês exilado Chang Ping, por membros da rede tailandesa para o jornalismo livre Prachatai, por Basma Abdelaziz (do Cairo), por Galima Bukharbaeva (do Uzbequistão), e pelo blogueiro vietnamita Bui Thanh Hieu (The Wind Merchant).

As músicas já estão disponíveis em todo o mundo, incluindo os cinco países em que há censura da mídia, tanto em inglês quanto no idioma local, em plataformas como Spotify, Apple Music e Deezer com a hashtag #truthfindsaway.

Nos países sem liberdade de expressão, “The Uncensored Playlist” traz os nomes dos jornalistas protegidos, em “álbuns neutros”, e usando títulos alternativos de músicas, para o caso das faixas originais serem bloqueadas.