Não conte com a sorte

19/10/2015

Hoje é o Dia Internacional Contra o Câncer de Mama. E neste ano, para promover a conscientização e o debate sobre a prevenção da doença, o Instituto Mário Penna aderiu mais uma vez ao movimento Outubro Rosa, desta vez com o mote “Não conte com a sorte“. O objetivo é alertar para a grande probabilidade do desenvolvimento deste tipo de câncer, que é de 1 em cada 12 mulheres.

Para destacar como as possibilidades são reais e alarmantes, a campanha usou peças com animações gráficas, que fazem comparações entre a probabilidade de desenvolver a doença e a de acontecer outras coisas com menos importância e que muitas pessoas costumamos investir boa parte do seu tempo, como torcer para o time ser campeão, achar um amor nas redes sociais e ganhar na loteria. “Chances de Ganhar na loteria: 1 em 50 milhões. Chance de desenvolver o câncer de mama: 1 em 12 mulheres. Não Conte Com a sorte“, alerta uma das peças.  Com a realização do autoexame e da mamografia, as chances de ter que contar com a sorte diminuem, já que o exame preventivo é a única forma segura de detectar o câncer de mama, que se diagnosticado precocemente, a chance de cura chega a 95%.

Durante o ano, promovemos campanhas de prevenção, mas o mês de outubro é, sem dúvida, o de maior alcance. Com a credibilidade do Instituto, esperamos contar com a parceria dos veículos de comunicação para introduzirmos debate e informação acerca do tema, que é de utilidade pública. Este é o momento em que toda a sociedade, de alguma forma, participa da luta contra o câncer”, explica o Gerente de Marketing e Relacionamento do Instituto Mário Penna, Karina Pongelupe.

Como complemento, o Instituto lançou mais uma edição do movimento Pink-se. Segundo o site oficial, trata-se de um convite à participação e engajamento de todos em prol  da prevenção do câncer. Para ajudar o movimento e o Instituto, acesse doemariopenna.org.br.

Vamos Falar Sobre isso? 

Para celebrar o Outubro Rosa de 2015, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e o Ministério da Saúde lançaram a campanha “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?“. O objetivo é incentivar o debate sobre a doença, a quebra de tabus que cercam o autoexame da mama e a busca por informções com especialistas. Esses são os passo essenciais na luta pela prevenção do câncer, segundo o Ministério de Saúde, que destaca que  manter um alimentação balanceada e saudável, praticar atividades físicas e evitar o consumo de bebidas alcoólicas  também podem ajudar consideravelmente na redução do risco de desenvolver a doença. A campanha conta com cartazes, filipetas, peças digitais (Facebook, Twitter), um blog e um hotsite.

Segundo o site do INCA, o acesso aos exames de mamografia no Sistem Único de Saúde vem aumento gradativamente. Dados recentes do Insituto apontam que de janeiro a junho deste ano, mais de 1,8 milhão de mamografias foram realizadas no Brasil, o que representa um aumento de 31% em relação à 2010. Ao comparar os exames realizados apenas entre mulheres de 50 a 69 anos, considerada a faixa prioritária e com maior incidência da doença, o aumento é ainda mais singificativo: 51%. Vale lembrar que o SUS oferece anualmente e gratuitamente os exames de mamografia para todas as mulheres de todas as classes e faixas etárias.

Dia Rosa

Assim como a campanha do INCA e do Ministério da Saúde, o Grupo Roche, especializado em diagnóstico in-vitro e medicamentos para câncer e transplante, divulgou no início de Outubro um vídeo que destaca a informação como o maior aliado da mulher na luta pela prevenção do câncer de mam. Intitulado Dia Rosa, o vídoe lembra que toda mulher tem direito a um dia de mamografia grátis – conhecido como Dia Rosa – e que o exame é a única forma de detectar tumores menores de 1 centímetro. Por fim, explica que o câncer de geralmente ocorre pela combinação de fatores de risco como o aumento da idade e histórico familiar, além de fatores relacionados ao estilo de vida, como o excesso de peso e consumo regular de bebidas alcoólicas.