Por que desperdiçar água?

22/03/2017

Hoje (22/3) é o Dia Mundial da Água, uma data que é mais de alerta que de celebração. Hoje existem mais de 1,8 bilhões de pessoas obrigadas a usar fontes de água potável contaminada, com enorme risco de contrair cólera, disenteria, febre tifóide e poliomielite.  Além disso, mais de 600 milhões de pessoas que vivem sem acesso a abastecimento de água potável perto de casa, que têm de passar horas em uma fila ou fazer longas caminhadas para fontes distantes.

O filme acima é da campanha da ONU, feita para o Dia Mundial da Água, e traz uma pergunta que todos nós devemos nos fazer: por que desperdiçamos água? E todos nós desperdiçamos cada vez que usamos e não a reutilizamos. E há muito o que fazer com a água do banho, que lavamos alimentos, só para citar dois exemplos do dia a dia. Todo esse recurso que hoje é 80% despejado pode virar água de reuso e servir para lavar carros, cidades, regar plantas, entre outras atividades que não precisa de água potável.

No hotsite da campanha há uma série de materiais informativos sobre como fazer o reuso seguro da água. Foram criados ainda cartazes, em cinco idiomas, disponíveis para download e uma cartilha.

Dicas para não desperdiçar

A ONU traz três dicas básicas para qualquer pessoa, dentro de casa, fazer sua parte.

  1. Desligue a torneira enquanto estiver escovando os dentes ou fazendo pratos ou limpando vegetais. Caso contrário, você está apenas desperdiçando água sem mesmo usá-la!
  2. Coloque lixo, óleos, produtos químicos e alimentos na lixeira, não no ralo – custará menos energia e dinheiro para tratar.
  3. Recolher a água usada na cozinha ou banheira para usá-la em plantas e jardins ou para lavar a sua bicicleta ou carro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.