Por um novo emoji

27/09/2017

Quem digitou #SouDoador no Twitter ganhou um emoji novo: o laço verde, que simboliza a doação de órgãos. A ação, uma parceria da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) e o Twitter, vai ficar no ar até o final do mês. A criação é da Talent Marcel.

A proposta agora é transformar o laço verde, símbolo da campanha em emoji de forma definitiva. Mas para isso é preciso convencer a Unicode, a organização responsável pela criação de emojis.

No Brasil

Hoje (27/9) é o Dia Mundial da Doação de Órgãos. E a gente tem do que se orgulhar. A doação de órgãos no Brasil é considerada uma das mais eficientes no mundo, mas nem por isso deixa de enfrentar grandes desafios. Apesar de termos mais de 90% dos transplantes de órgãos realizados pelo sistema público de saúde, apenas 1 em cada 8 doadores potenciais é notificado, o que aumenta a espera dos mais de 42 mil pacientes na lista de espera.

O Ministério da Saúde possui um órgão exclusivo, o Sistema Nacional de Transplantes (SNT), que é uma referência mundial tanto em normas técnicas quanto em resultados. É do SNT a responsabilidade em âmbito nacional pela coordenação da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos, presente em todos os estados, bem como pela logística de transporte do órgão ao necessitado.

Além das doações de pacientes com morte encefálica, alguns órgãos e tecidos como rim e medula óssea, bem como partes do fígado, do pulmão ou do pâncreas, também podem ser doados por doadores vivos. Para tanto, o doador precisa ser cidadão juridicamente capaz, estar em condições de doar sem prejudicar a própria saúde, além de se submeter a uma avaliação prévia da saúde do órgão a ser doado.  E o mais importante: avisar à família que é doador.