O muro e as crianças

06/12/2017

Um grupo diversificado de crianças oferece suas opiniões de um brinquedo de estilo Lego, simplesmente chamado “The Wall”, no filme acima. E não ficam muito impressionados com a suposta novidade de Natal.

Na verdade, o brinquedo não existe. O muro é o suporte desse experimento social criado pela agência  David & Goliath para o Projeto Esperanzas Immigrant Rights, um programa da ONG Catholic Charities of Los Angeles, que se opõe à construção de um muro na fronteira com o México proposto pelo presidente Donald Trump .

As crianças, que puderam se expressar livremente foram bem diretas sobre o “muro”: “Você não pode fazer nada com isso.” “Por que você apenas faria uma parede?” “No dia seguinte ao Natal, eu simplesmente iria jogá-lo fora”.

O diálogo que resume a ação:

Moderador: por que você teria um muro?
Criança  1: … para deixar longe dos maus?
Moderador: Sim!
Criança 2: Como você sabe que alguém é um cara mau?

No final, elas encontram outros usos para os blocos e constroem algo mais útil como um foguete. (“Construir algo melhor” é o tema da campanha). Filmado em um único dia, a peça apresenta crianças de 6 a 11 anos. Naturalmente, o moderador Nate Scholz trabalhou a partir de um roteiro para liderar a conversa, mas as crianças não viram o brinquedo nem receberam qualquer preparação antes que as câmeras estivessem ligadas.

Marcas contra o muro

Várias empresas já se posicionaram contra a construção do muro na Fronteira com o México incluindo Aeromexico, Cards Against Humanity, Corona e até mesmo a BrewDog . Você pode conferir algumas das campanhas aqui no blog.