Um painel que tosse

16/01/2017

Parar de fumar é uma das resoluções mais frequentes para o Ano Novo entre os fumantes. Para ajudar, a Apotek Hjärtat, uma rede de farmácias da Suécia instalou em Estocolmo um painel interativo em um lugar estratégico da cidade, onde as pessoas costumam parar para fumar. Assim que um fumante com o cigarro aceso passa por perto, o personagem do painel começa a tossir chamando a atenção.

A “mágica” é simples: detectores de fumaça acionam o filme. Nas cenas finais, a mensagem reforça que o fumante pode encontrar tudo o que precisa para um ano mais saudável em uma das farmácias da rede. A criação é da agência Åkestam Holst. Não é a primeira vez que a Apotek Hjärtat surpreende o público com ações interativas. Há dois anos atrás, fez o mesmo com a ação Blowing in the Wind. Painéis colocados no metrô faziam o cabelo da personagem se mexer cada vez que um trem passava.

A campanha causou polêmica. Muitos aprovaram a iniciativa mas houve quem achasse invasivo. O vídeo carregado na página do Facebook da farmácia foi visto mais de 381.000 vezes desde o dia 26 de dezembro, quando foi postado. Um usuário disse: “Eu acho que os comerciais são incríveis.Se ele só pode motivar uma pessoa a parar com este hábito nojento, vale a pena.”

Mas outros discordaram, acrescentando: “De verdade, as pessoas não conseguem pensar em nada mais importante e, além disso … o ar é gratuito! “Há pessoas com problemas mais sérios na Suécia. Que as pessoas que querem fumar lá fora façam isso sem os assediar.” O post do vídeo já tem 1,3 mil reações e 324 compartilhamentos.  Com informações do The Mirror.

comentariostosse

O jornal britânico The Mirror fez uma enquete com seus leitores sobre a campanha sueca. Nos comentários do jornal, as pessoas também estão divididas e há quem até garanta que o fim do controle do tabaco está próximo com a eleição de políticos conservadores na Europa.

themirror

Os custos do tabaco

A indústria do tabaco produz e comercializa produtos que matam prematuramente milhões de pessoas, roubam famílias de finanças que poderiam ter sido usadas para alimentação e educação e imporem imensos custos de saúde às famílias, comunidades e países. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) existem existem 1,1 bilhão de fumantes de tabaco com 15 anos ou mais, com cerca de 80% vivendo em países de baixa e média renda. Aproximadamente 226 milhões de fumantes vivem na pobreza. O tabagismo custa à economia global mais de 1 trilhão de dólares por ano e matará um terço a mais de pessoas até 2030 do que agora. Leia mais sobre isso aqui.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.