16/06/2016

#HeforShe

Canal GNT rasga o verbo pelas mulheres.

Rasgue o verbo

16/06/2016

Lançada em março, a campanha pela igualdade de gênero Rasgue o Verbo, do canal GNT, ganhou uma ferramenta virtual para desconstruir o preconceito e a misoginia a começar pelo senso comum. Ou melhor: o jeito que as pessoas falam sobre mulheres e o universo feminino. Sabe aquelas expressões ou frases machistas? A ferramenta troca por uma frase que respeita todo mundo.

filtrorasgueoverbo

São quatro categorias para escolher: trabalho, infância, comportamento e violência. A ideia é fazer com que as pessoas brinquem com o conteúdo e compartilhem nas redes sociais. É tão bacana que dá vontade de escrever uma frase para “traduzir” com um conteúdo desprovido de intolerância (#ficadicaGNT). Esta aqui foi a equipe do blog selecionou:

fraserasgueoverbo

Ao final da brincadeira, um convite de adesão ao movimento #HeForShe da ONU Mulheres. O compromisso virtual leva ao site da campanha, onde há um vasto conteúdo e informações sobre igualdade de gênero.

O engajamento da GNT vem desde junho do ano passado. O canal lançou a versão brasileira da #HeForShe – #ElesPorElas – com ações para contribuir com a conscientização da importância do empoderamento feminino e a igualdade de direitos entre homens e mulheres. As peças da campanha, que levou 2 Ouros no Prêmio Colunistas 2015, tem artistas e apresentadores da “casa” como Marcelo Tas e Bela Gil.

ONU mulheres

A campanha mundial #HeForShe foi lançada em 2014 pela embaixadora oficial da ONU Mulheres, a atriz Emma Watson (ela deu um tempo na carreira só para se dedicar a esta ação). O movimento tem como objetivo engajar homens e meninos para novas relações de gênero, sem atitudes e comportamentos. Confira o post que fizemos sobre isso aqui.

De acordo com a ONU Mulheres, “a igualdade de gênero não é apenas um problema das mulheres, é uma questão de direitos humanos que afeta a todos nós – mulheres e meninas, homens e meninos”.

Direitos iguais

Anne-Hathaway-1024x768

Ontem (15/6), foi a vez da atriz Anne Hathaway.  Ela, que tem uma forte atuação pelos direitos das meninas e contra o casamento infantil à frente da Nike Foundation, foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres.  Em 2013, Hathaway fez a narração de ‘Girl Rising’, um documentário da CNN focado no poder da educação feminina, ao acompanhar sete meninas ao redor do mundo que tentavam superar obstáculos e seguir seus sonhos.

A atriz destaca a desigualdade na divisão de tarefas domésticas como um dos principais obstáculos para a igualdade de gênero, trabalhando em nível internacional para avançar na adoção e na implementação de políticas de mudança.