Respeite as diferenças

28/06/2017

No Dia Internacional do Orgulho LGBT (hoje, 28/6), entrou no ar a campanha ‘Deixe seu preconceito de lado. Respeite as diferenças’, que a agência nova/sb fez para o governo federal. Com muita sensibilidade, as peças mostram o personagem falando de seus temores e desafios. “Como é que as pessoas não enxergam uma coisa tão óbvia?”, questiona. Levantamento feito entre 2011 a 2016, apontou que mais de 10.600 denúncias no serviço foram relativas à discriminação LGBT.

A expectativa de vida de uma pessoa trans no Brasil é de apenas 35 anos, menos da metade da expectativa de vida geral do brasileiro; que é de 74,9 anos, segundo o IBGE. A violência é uma das principais causas dessa realidade porque o país figura no topo da lista mundial de mortes de travestis e transexuais, de acordo com a ONG Transgender Europe (TGEU).

Especialista em Comunicação de Interesse Público (CIP), a agência de Bob Vieira da Costa criou uma campanha integrada: filme, rádio, mobiliário urbano, internet, redes sociais e Spotify. O Disque 100, canal de denúncias do Governo Federal, será o ponto de apoio para as vítimas.

“O nosso objetivo foi focar todas as peças e ações em dois públicos. Os já engajados​, aqueles que podem ajudar a disseminar o conceito da companha d​e respeito às diferenças. E os neutros, que não tem informação ainda formada sobre o tema e serão impactados com a campanha de respeito ao outro”, explica Thomaz Munster, VP de Criação da nova/sb em Brasilia

Legislação contra a violência

Importante lembrar que a Resolução 11 de 18/12/2014 estabelece os parâmetros para a inclusão dos itens “orientação sexual”, “identidade de gênero” e “nome social” nos boletins de ocorrência emitidos pelas autoridades policiais. Ao incluir esses itens, a resolução leva em consideração, entre outros, o Artigo 5° da Constituição Federal que diz que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Além disso, é um mecanismo importante para se gerarem estatísticas confiáveis acerca dos crimes cometidos contra LGBT.

A nova/sb

Está entre as maiores agências de publicidade do País. Acaba de conquistar Leão no Festival de Cannes, em campanha para a CAIXA. Em maio deste ano, também foi premiada com três Clio Awards, o Globo de Ouro da publicidade mundial. Em 2016, foi eleita a Agência do Ano pelos Colunistas Brasil e recebeu o Prêmio Pró-Ética do Ministério da Transparência e do Instituto Ethos, sendo a única do setor a contar com tal chancela. Conta com escritórios em São Paulo, Brasília, Cuiabá e Rio de Janeiro, somando mais de 180 profissionais. É responsável pelo projeto de Comunicação de Interesse Público, o Comunica Que Muda, que tem aprofundado a discussão sobre temas polêmicos e de grande impacto. Os temas são: descriminalização da maconha, suicídio, lixo, uso do carro e intolerância. O CQM tem uma forte presença digital, com blog (www.comunicaquemuda.com.br) e redes sociais (Youtube, Twitter, Facebook, Instagram e Pinterest). Esta iniciativa segue tradição pioneira iniciada em 2006 pela agência de contribuir com os debates e transformações sociais.