Sem viés de gênero

16/10/2017

“Ninguém deve ser prejudicado por estereótipos negativos a respeito de quem eles são, quem eles amam ou como eles se expressam. A campanha  mundial #ElesPorElas (#HeForShe) está trabalhando para expandir a dignidade humana e a liberdade para todos nós.” O manifesto é da ONU, que tem reforçado a importância de igualdade de direitos para as mulheres.

Uma em cada três mulheres sofre violência de algum homem ao longo da vida. Entre as 500 maiores empresas do mundo, menos de 5% possuem CEOs mulheres. O dados são de um levantamento do ano passado feito pela ONU Mulheres, que  identificou como as mulheres percebem o papel dos homens na sua vida e na sociedade hoje, apontando as principais tensões culturais que geram sofrimento e desigualdade entre os gêneros. A desigualdade de gênero é uma das violações mais persistentes de direitos humanos do nosso tempo.

De acordo com a ONU, ainda que estejamos caminhando para uma realidade mais igualitária entre homens e mulheres, ainda há muito a se construir. Até agora 1.201.826 de homens de várias partes do mundo assinaram o manifesto que cobra a igualdade de gênero.

“Eu preciso de uma viatura com urgência aqui! O meu marido quase me matou!” Esse é o grito desesperado de uma das mulheres que pediram socorro para a polícia militar de Santa Catarina. Os áudios, cedidos para a Cabine de Reações ElesPorElas, produzida pelo Canal GNT, representam as mais de 220 mil mulheres em situação de violência que receberam atendimento no período de um ano no Brasil.

A Cabine captou as reações de participantes do evento Teia GNT ao entrarem em contato com as tristes e impactantes histórias de violência doméstica contra as mulheres.

A Central de atendimento à Mulher – Ligue 180 – recebe mais de 140 mil relatos de violência por ano, incluindo violência física (50,70%), psicológica (31,80%), moral (6,01%), sexual (5,05%), patrimonial (1,86%), cárcere privado (4,35%) e tráfico de pessoas (0,23%). Foram mais de 3 mil ligações por dia em 2016. E essas são apenas as denúncias registradas.

O Movimento ElesPorElas (HeForShe)
Criado pela ONU Mulheres, a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, o movimento ElesPorElas (HeForShe) é um esforço global para envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial, e ajudar homens e mulheres a modelarem juntos uma nova sociedade.