Batom borrado vira símbolo contra o câncer

30/01/2015

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Janeiro é o mês de mobilização sobre o Câncer Cervical, também conhecido como câncer do colo do útero. E nada melhor que as redes sociais para divulgar a importância da prevenção. Se espelhando no sucesso do Ice Bucket Challenge –  campanha pela conscientização da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) – a ONG britânica  Jo Cancer Trust,   lançou a  campanha Smear for Smear. A ação busca encorajar outras mulheres a realizarem o exame  Papanicolau para detectar sinais precoces da doença, possibilitando assim um tratamento precoce Para participar, basta postar  nas redes sociais selfies com o batom borrado usando a hashtag #SmareForSmare.  Celebridades  como a modelo Georgia May Jagger e a cantora  Rita Ora  já postaram fotos participando da ação.

O Câncer do colo do útero, muitas vezes em decorrência  do vírus HPV, é o tipo  mais comum em mulheres com menos de 35 anos no Reino Unido – oito mulheres são diagnosticados a cada dia – e o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, atrás somente do câncer de mama e do colorretal. Nos Estados Unidos, mais de 12.000 mulheres são diagnosticadas com a doença a cada ano. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva  (INCA), o câncer cervical é a  quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Apesar de se basear no sucesso da campanha #IceBucketChallange, o gerente da Cervical Cancer Trust, Jo Maddy Durrant, reconhece  em entrevista para a PRWeek, a dificuldade de repetir o sucesso da primeira. “Eu acho que algo assim só funciona quando é iniciado de forma orgânica, e tendo um pouco de magia e de sorte.”