Tarde demais

06/04/2018

Desde meados do século 20, o comportamento humano tem impactado profundamente o meio ambiente. Algumas das maravilhas naturais mais preciosas já desapareceram por causa de nossas ações. Mudar essa atitude é uma emergência mais que uma opção. Para o planeta que vão deixar para seus próprios filhos, a geração do milênio deve se unir a essa batalha mais do que qualquer outra.

Para incentivá-los a considerar, ainda mais seriamente, a proteção ambiental como uma verdadeira luta em que todos devem participar, esta campanha da WWF criou a TooLatergram. Trata-se da primeira ativação social promovida por instagramers de viagem que simula passeios entre incríveis paisagens – infelizmente, já desaparecidas.

Nove instagramers postaram as fotos retocadas digitalmente, sem os sinais de degradação atuais, como se estivessem por lá. Alguns dias depois, eles postaram novamente as fotos dos mesmo lugares, dessa vez sem os retoques. Assim, uma bela praia na Tailândia tornou-se uma das praias mais poluídas do mundo e a Grande Barreira de Corais soberbamente colorida aparece devastada pelo branqueamento de corais causado pelo aquecimento global. A revelação veio acompanhada da mensagem: “Infelizmente, você não será capaz de visitar este lugar mais. Mas ainda há lugares que precisam da nossa ajuda para serem salvos.#TooLatergram“.

A criação é da TBWA / Paris. Esta não é a primeira vez que uma campanha usa o Instagram para induzir as pessoas a gostarem de imagens bonitas que não contam toda a história. Em 2016, você leu aqui no blog a campanha da BETC Paris que se tornou viral com a “instagramer” Louise Delage, uma falsa garota de 25 anos com problemas de alcoolismo.