Tradição a ser banida

14/12/2012

Os números de acidentes nas estradas disparam durante o período de festas de Natal e Ano Novo. De acordo com o Denatran, a principal causa é o consumo de álcool pelos motoristas. Esta semana foi lançada a campanha Tradições, que faz parte da estratégia de final de ano da permanente Parada – Um Pacto pela Vida, e traz a assinatura do Denatran e Ministério das Cidades. Foram criadas também peças de mídia impressa e para internet, que estão disponíveis para download no site.

Os dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontam que durante o período de Natal e Ano Novo ocorre o maior número de acidentes de trânsito comparado com a média anual. As ocorrências registradas pela PRF mostram que, de janeiro a novembro de 2010, houve uma média mensal de 557 acidentes provocados por ingestão de álcool nas rodovias federais. Em dezembro do mesmo ano, o número aumentou 21,9% com 679 acidentes registrados. O excesso de velocidade matou uma média mensal de 67 pessoas de janeiro a novembro. Em dezembro o número subiu para 111, 65,7% de aumento.

A campanha permanente Parada – Um Pacto pela Vida foi lançada em setembro pelo governo brasileiro em resposta a decisão da ONU de reduzir em 50% o número de mortes no trânsito no mundo, durante a década de 2011 a 2020. A campanha promove ações promocionais de conscientização dos motoristas em parceria com empresas públicas e privadas, além de personalidades como o bicampeão de F-1, Emerson Fittipaldi e a atriz Cissa Guimarães. Confira outras peças da Parada aqui.


Uma resposta para “Tradição a ser banida”