Tudo começa pelo respeito

21/03/2017

 

Para comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down (21/03), a campanha Tudo Começa Pelo Respeito da Rede Globo lançou um novo filme sobre o tema. O ator Pedro Baião, que estrela a peça, lista as atividades cotidianas de qualquer pessoa e reforça que ele e outros jovens com Síndrome de Down são plenamente capazes de executá-las. O comercial foi produzido pela Globo, com a Sentimental Filmes.

Além da campanha, a Globo também procurou incluir o assunto nos telejornais e programas da casa. Na edição do último domingo, 19, o Fantástico exibiu uma reportagem sobre a Síndrome de Down. Nesta terça-feira, 21, o assunto também é pauta do programa Bem Estar, Encontro com Fátima Bernardes e Jornal Hoje.

A  campanha “Tudo Começa pelo Respeito”, já abordou a tolerância religiosa, sexual e racial, entre outros temas. A playlist no YouTube já tem 24 vídeos. Você pode conferir tudo aqui.

Dia Internacional da Síndrome de Down

O Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela Down Syndrome International como o dia 21 de Março, porque esta data se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à trissomia do 21. A primeira comemoração da data foi em 2006. Estima-se que, a cada ano, para cada 700 crianças no Brasil, uma nasça com a síndrome. São 300 mil indivíduos.

Maryanne and Tommy vão completar 23 anos de casados em julho. Foto: www.facebook.com/maryanneandtom

Embora, como pontuou o filme que ilustra este post, pessoas com Síndrome de Down tenham plena capacidade produtiva, a inclusão social ainda é um enorme obstáculo. A vida amorosa, então, é um tabu que o casal inglês Maryanne e Tommy enfrentam há 23 anos. Em 1995, eles protagonizaram o primeiro casamento entre pessoas com Síndrome de Down no Reino Unido. Na época, o romance foi alvo de muitas críticas e ceticismo. Hoje em dia têm uma página no Facebook e mais de 23 mil seguidores.