Ainda procuramos por igualdade

10/08/2015

un2

unfinalbishopny_aotw

unfinalgenerl_aotw

Para mostrar que os  avanços na igualdade de gênero ainda  são pequenos, a ONU Mulher  lançou uma campanha  usando novamente as pesquisas no Google. A série de anúncios  mostra a diferença da presenças masculina e feminina em cargos hierarquicamente superiores nas mais diversos setores da sociedade.  Assinadas pela Miami Ad School de Nova York, as peças destacam, por exemplo, a rara presença de imagens de mulheres quando termos como CEO, Bispo e General são procurados no site de busca.  Para reforçar a mensagem, os cartazes levam a frase “Equality, we are still searching for it” ( Igualdade, nós ainda procuramos por isso).

Para a ONU, campanhas como essas reforçam a necessidade urgente da organização continuar lutando pelos direitos das mulheres. Além disso, afirma a esperança para que seja desencadeado “um diálogo construtivo em todo o mundo”.

 

The Autocomplete Truth

autocomplete

Em 2013, o blog falou sobre a premiada campanha The Autocomplete Truth, que usava a ferramenta Google Autcomplete para denunciar o machismo. Assinada pela Ogilvy&Mather de Dubai, a campanha é inspirada nos resultados reais da ferramenta para as expressões ‘mulher pode’,  ’mulher deve’, ‘mulher precisa’ e ‘mulher não pode’. A ação foi feita para a ONU Mulheres. Em português as buscas não mostram nada demais mas em inglês ainda aparecem algumas das expressões mostradas nos anúncios.

A ferramenta do Google também ganhou o noticiário depois que virou tema de campanhas da  UNFE , mostrando a discriminação contra gays, lésbicas, bissexuais e travestis e do departamento de direitos humanos do governo da Austrália, que usou a mesma estratégia para a sua campanha It Stop With Me contra o racismo.