Tide apaga rótulos

17/12/2015

Tide "Wash Away Labels"

Nos Estados Unidos, os imigrantes latinos são rotulados o tempo todo. Balseros (cubanos), narcos (mexicanos e colombianos), são algumas das palavras usadas em tom pejorativo. Para falar sobre o preconceito, racismo e xenofobia, a marca de detergente Tide lançou a campanha online #WashAwayLabels em  parceria com a ONG National Council of La Raza, maior entidade de defesa dos imigrantes nos Estados Unidos. Criado pela agência Conill, o filme traz depoimentos de pessoas de diferentes países, desde cubanos à mexicanos, falando sobre os rótulos negativos que marcam suas vidas nos estados Unidos. Insultos como “traficantes” e “machistas” foram apenas alguns dos nomes mencionados já nos primeiros segundos.

Para mostrar que o preconceito precisa ser definitivamente apagado,  frases pejorativas como “Os mexicanos são todos machistas” e “Os porto-riquenhos são todos gangsters” foram estampadas em camisetas brancas com uma tinta a base de ketchup. Em seguida, pessoas de vários países são convidados a lavar os estereótipos jogando as camisetas nas máquinas para serem lavadas (obviamente com detergente Tide).

Com as camisetas recém-lavadas, e agora brancas, os participantes estampam frases positivas sobre seus povos, como “os colombianos são trabalhadores” e “os cubanos são decentes”.”Diante de todas as coisas ruins que são ditas à essas pessoas, nós queremos destacar coisas positivas que eles não costumam escutar”, diz Ivelisse Fairchild, a Vice-Presidente de Desenvolvimento de Recursos da National Council of La Raza.

A ação foi feita para  o Mês da Herança Hispânica e foi ao ar em 15 outubro nos Estados Unidos.  A hashtag #WashAwayLabells e os comentários sobre a campanha continuaram este mês, como uma reação às declarações preconceituosas sobre os latinos feitas pelo candidato republicano à presidência dos EUA, Donald Trump.