Novas ferramentas para enfrentar velhos problemas

22/11/2010

Criado há um mês pelo jornal O Globo, o perfil @ILEGALeDAI no Twitter recebe reclamação dos cariocas sobre problemas que vão de calçadas esburacadas a flanelinhas. O perfil recebe 157 novos  seguidores por dia. De acordo com o jornal, 837.605 pessoas foram impactadas pelo serviço. A objetividade em replicar as queixas dos cidadãos fazem com que os órgãos públicos também tenham mais agilidade em atendê-los. Num dos casos citados pela reportagem de O Globo sobre o serviço, problemas de quase uma década foram resolvidos em poucos dias (leia mais).

O Twitter também virou ferramenta de trabalho para os serviços de disque denúncia do Rio de Janeiro (@ddalertario), no Maranhão (@disqdenunciama) e Campinas (@ddcampinas). Por mensagens diretas, o cidadão pode registrar sua denúcia e garantir que sua identidade será mantida sob sigilo.  No Rio Grande do Sul, a Delegacia Especializada em Crimes Virtuais recebe denúncias pelo perfil @drci_rs. E em São Paulo, no ano passado, o  promotor de Justiça Saad Mazloum criou um blog e um perfil no twitter para intensificar uma investigação sobre supostas irregularidades no sistema municipal de ônibus de São Paulo.

Os textos curtos – apenas 140 caracteres  –  e a possibilidade de incluir vídeo e foto, tornou a ferramenta popular rapidamente. Com 29.174 seguidores, o  Ministério da Saúde usa o perfil @minsaude para divulgar as campanhas e ações como as de prevenção à aids e o calendário de vacinação infantil. E aproveita para responder os usuários da ferramenta.