De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em causas como as doações de órgãos e sangue motivar as pessoas a falarem sobre isso gera bons resultados. A campanha criada pela Leo Burnett Tailor Made criou para a ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos) está bem afinada com esta estratégia. Inicialmente ativada no Facebook, convida os usuários a doarem a voz para a gravação de um spot de rádio. Para participar basta gravar, no aplicativo na própria fan page da ABTO, apenas uma palavra do texto do spot e compartilhar (se quiser) com os amigos.
Nesta mesma linha, tivemos campanhas bem interessantes e, coincidentemente, todas eram sobre saúde. A Doe sua fama, criada pela Ogilvy para o GRAACC (Grupo de Apoio a Criança e Adolescente com Câncer) conseguiu US$ 100 mil em doações e impactaram 24 milhões de pessoas (segundo a agência, que inscreveu a peça no Festival de Cannes – não venceram mas ficaram no short list). A outra é a Doe Palavras, da agência mineira RC Comunicação para o Instituto Mário Penna de Belo Horizonte. Nesta ação, as pessoas eram estimuladas a enviar mensagens de encorajamente para pacientes em tratamento do câncer. As mensagens eram exibidas em monitores da sala de espera do Hospital Mário Penna.