Uma decisão

20/02/2015

Após passar pelo susto de ter que salvar sua filha Emily que estava trancada o dentro do carro, o diretor Issac Barker teve a ideia de fazer um filme para alertar as pessoas sobre os perigos aos quais as crianças estão expostas ao ficarem trancadas em um carro aquecido. Diferente da história do diretor, no qual a filha se trancou acidentalmente,  tem sido frequentes os casos de pais e mães que esquecem  seus filhos dentro do veículo.

O filme One Decision, produzido pela Red Castles Productions em 2013, retrata uma mãe  que deixa seu filho pequeno dentro do carro embaixo do sol enquanto vai ao mercado comprar “apenas algumas coisas”. Um ponto importante é que essa mãe parece ser uma mulher comum, como a maioria. “Ao pesquisar a respeito do assunto, uma das coisas que eu me dei conta é que nem sempre se trata de pais negligentes. Muitas vezes são pais amorosos, cuidadosos. Pode acontecer. E muitas pessoas vão odiá-la por isso, outras terão compaixão. Sei que muita gente irá discordar, mas na maioria das vezes isso ocorre com aqueles que pensam que isso nunca irá acontecer com eles”, alerta o produtor  Scott Stowers,  no canal da produtora no Youtube

O filme se torna ainda mias angustiante quando mostra a falta de ação de algumas pessoas ao presenciarem o desespero da criança. Michael Corbett, outro produtor do filme, explicou  no canal da Red Castle que eles se basearam em um vídeo  de experimento social pré existente. O experimento utilizou um boneco que parecia muito com uma criança chorando dentro do carro. “O que se viu nesse experimento foi um grande número de pessoas se omitindo. Era isso que queríamos retratar”, finaliza Corbett.

Por fim, o filme mostra de forma dramática como as pessoas devem agir caso presenciem cenas parecidas. Ligar para o número de emergência e quebrar o vidro da janela mais longe de onde a criança está são os primeiros passos a serem tomados.

vidro

No caso de Emily, a filha do diretor,  não houve nenhuma consequência mais grave. Entretanto, 15 minutos dentro de um carro quente são suficientes para uma criança pequena sofrer danos no cérebro e  nos rins devido à insolação. Quando a temperatura atinge cerca de 40 graus os órgãos podem começar a falhar.

Nos Estados Unidos, a cada dez dias uma criança morre de insolação presa em um carro. Desde 1998, já foram registradas 575 mortes, sendo 73% crianças com menos de dois anos de idade. Somente em 2013, 15 crianças foram vítimas fatais.

Casos recentes no Brasil

No Brasil, em dezembro de 2014 , dois casos semelhantes ao retratado no filme tomaram conta dos noticiários. Em São Bernardo do Campo, uma menina de dois anos morreu ao ser deixado no carro pelo pai, que se esqueceu de levá-la para a creche. Em Belo Horizonte, uma criança da mesma idade também morreu ao ser esquecida pela mãe, que não tinha o costume de levá-la ao berçário.  Leia mais sobre esses casos aqui.