14/09/2016

Trânsito

Se o motorista aumentar a velocidade, eles vão chiar.

“Copilotos” ajudam pais

14/09/2016

 

Sabe aquela estratégia de entreter os pequenos durante o trânsito com joguinhos eletrônicos? Pois o Driver Mr. Bear distrai  e os transforma em copilotos, ensinando mais sobre direção responsável. Quando ativado em um veículo em movimento, o jogo é diretamente influenciado pela velocidade real do carro, através de GPS. O principal personagem do jogo permite que a criança saiba quando a velocidade da vida real foi excedida e reclame.

Se o motorista não reduzir a velocidade imediatamente, a criança perde pontos e o jogo termina abruptamente. Desta forma, os mais pequenos podem influenciar diretamente no comportamento dos adultos (o alvo são os pais, claro). E, mais importante: aprendem desde cedo que o excesso de velocidade  nunca é uma coisa boa.

Disponível gratuitamente no Google Play e App Store, o jogo é uma parceira do Automobile Club of Romania e da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). A criação é da Publicis.

mr-bear-driver_03

Menor velocidade, menos mortes

De acordo com o Portal do Trânsito, um estudo do Insurance Institute for Highway Safety, um órgão norte-americano que cuida da segurança no trânsito, chegou a conclusão que os aumentos de velocidade nos últimos 20 anos custaram, ao menos 33 mil vidas em acidentes. De acordo com o estudo, a cada aumento de 8 km/h nos limites de velocidade máxima resultaram em um crescimento de 4% nas mortes. Quando se fala apenas de rodovias, o mesmo aumento de velocidade gera 8% mais acidentes fatais. O excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes de trânsito no Brasil.

Em São Paulo e Curitiba, cidades que adotaram a redução da velocidade de vias como estratégia para diminuir as mortes no trânsito tiveram reduções significativas.  São Paulo, onde as principais vias tiveram as velocidades reduzidas, o número de mortes caiu de 1.249 em 2014 para 992 em 2015. Em Curitiba, onde também foram implantadas áreas onde a velocidade máxima é de 40 km/h, o número de mortes no trânsito caiu 17,5% em 2015, em comparação com o ano anterior.