Não aceite sem ler

14/07/2017

Provedor ‘obriga’ cliente a desentupir esgoto em termos de serviçoMoacyr Lopes Junior/Folhapress

Provedor de serviços britânico decide testar a atenção dos consumidores

Provedor de serviços britânico decide testar a atenção dos consumidores

Provedor ‘obriga’ cliente a desentupir esgoto em termos de serviço

Publicado pela Folha de S. Paulo em 14/7/2017

Para comprovar que ninguém lê os termos de serviço na internet, um provedor de wi-fi britânico inseriu algumas exigências absurdas no seu texto contratual.

Quem concordasse em utilizar o serviço estaria obrigado a prestar mil horas de serviço comunitário, como limpar dejetos de animais em um parque, abraçar gatos abandonados, limpar banheiros públicos em eventos, arrancar chiclete grudado no asfalto ou desentupir o esgoto.

“Nosso experimento mostra o quanto é fácil clicar em uma caixa e consentir com algo injusto”, diz Gavin Wheedon, CEO da Purple, em um comunicado à imprensa.

Cerca de 22 mil pessoas concordaram com esses termos de serviço, e só uma pessoa percebeu que havia lago de errado e comunicou isso à empresa.

O teste foi feito pela Purple, um provedor de wi-fi em ambientes públicos na Inglaterra. “Os usuários de wi-fi precisam ler os termos de serviço. Com o que estão concordando? Quantos dados estão compartilhado, e qual a permissão que estão dando aos provedores?”, questiona Wheedon.