A grande jornada

06/02/2017

A internet tem se tornado uma saída engenhosa para driblar a censura e o controle de conteúdo. O exemplo mais recente aconteceu no domingo (05/2), durante o Super Bowl. A emissora norte-americana Fox rejeitou o comercial da 84 Lumber, uma indústria especializada em madeira (fabrica de produtos para construção a móveis), o filme mostrava a dura jornada de uma mãe e filha mexicanas rumo à fronteira com os EUA. Não faltou nem o muro. De acordo com a agência de publicidade Brunner, o comercial foi considerado pela FOX muito controverso e foi pedido que toda a peça fosse refeita.

O tiro saiu pela culatra. Durante o Super Bowl veiculou a metade do comercial, com 90 segundos, com o início da jornada mãe e filha.

E quem quisesse ver a conclusão do filme deveria seguir para o site da empresa.

A verdade que a notícia da censura da Fox apimentou o desejo do público. O número de visualizações chegou a derrubar o site da 84 Lumber tamanho número de acessos. O filme completo, postado durante o Super Bowl virou um sucesso: 2,2 milhões de visualizações em menos de 24 horas. Confira abaixo o filme completo e a conclusão emocionante.

Para entender o comercial

A mensagem final da campanha da 84 Lumber é “a vontade de ser bem sucedido será sempre bem-vinda aqui”. Reflete bem o objetivo da campanha: homens de 20 a 29 anos que procuram trabalho. E, sim, os imigrantes são bem-vindos. Mas, por incrível que pareça, a propaganda não foi feita apenas  como crítica à nova política de imigração do governo de Donald Trump.  As razões são também econômicas.

O investimento o Super Bowl é caro – 30 segundos não saem por menos de US$ 5 milhões. Mas a empresa enfrenta uma escassez de mão-de-obra com o aquecimento do mercado imobiliário norte-americano. Em 2016, as receitas da empresa foram 15% maiores e planejam abrir 20 novas lojas. Os  trabalhadores – imigrantes ou não – são fundamentais para que esse planejamento dê certo.

“Parece que tudo se tornou uma conversa política, quer queiramos ou não”, disse Robert Saphiro, CEO da agência Brunner à Adweek. “E ignorar a conversa que está acontecendo na mídia e em todas as mesas de cozinha dos Estados Unidos não parecia certo. Esta eleição dividiu o país de uma centena de maneiras diferentes. A  84 Lumber sentiu que tinham a responsabilidade de fazer mais do que criar um comercial. Eles queriam criar algo significativo que levaria as pessoas a falar sobre a indústria da habitação de uma forma positiva novamente. ”

Com informações do Wall Street Journal, Huffington Post e AdWeek.